O Governo Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores reuniram-se, na manhã desta terça-feira (21), para tratar sobre a atual situação de Vitória da Conquista com relação ao combate do novo coronavírus. O encontro aconteceu no Gabinete da Presidência da casa legislativa.

A reunião solicitada pela Comissão Especial de Enfrentamento da Covid-19 do Legislativo serviu para que os membros do Comitê Gestor de Crise, o secretário de Administração, Kairan Rocha, e a secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira, apresentassem informações a respeito do monitoramento dos pacientes e da fiscalização, principalmente nos bairros e na zona rural do município.

Na oportunidade, a secretária da Saúde informou as ações realizadas desde o início da pandemia, explicando que o Município tem seguido o Plano de Contingência – que, ao longo desse período, vai sendo readequado – e o Plano de Validação de Recursos. Ramona ressaltou que a Rede de Saúde e a testagem foram ampliadas. E acrescentou: “desde quinta-feira passada, ampliamos o Centro de Covid para atender 24 horas e o Call center também já conta com linhas noturnas. Ainda nesta semana, o Call Center passará a contar com 12 linhas e haverá dois pontos fixos de testagem, por meio de agendamento”.


As barreiras sanitárias, outro ponto levantado, continuam nos postos da Polícia Rodoviária Estadual. “Não podemos fazer barreira em rodovia federal, mas estamos interceptando os ônibus dentro da cidade”, esclareceu o secretário de Administração. Sobre a fiscalização das atividades econômicas, Kairan falou que a Prefeitura está atenta e que as denúncias de descumprimentos das normas estão sendo averiguadas pela Central de Orientação e Fiscalização para Enfrentamento à Covid-19, inclusive na Zona Rural.

Para Kairan, a reunião foi muito proveitosa: “podemos esclarecer as dúvidas que a população também possui e os vereadores podem retransmitir essa informação para o público entender o trabalho que vem sendo constantemente feito pela Prefeitura no enfrentamento à Covid-19”.

“Agradecemos a Kairan e Ramona que prontamente nos atenderam, pois precisávamos dar resposta à sociedade. Foi uma reunião esclarecedora e ações como essa vão ajudar no combate à Covid-19”, afirmou o presidente da casa, Luciano Gomes. Um próximo encontro ficou agendado para o dia 29.