Desenvolvimento Social
Postado em 8 de maio de 2013 as 23:48:21
Moradores do Bairro Nossa Senhora Aparecida participaram da cerimônia de entrega da sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras VII) na tarde dessa quarta-feira, 8. A unidade é um importante instrumento de atendimento à população e viabiliza o acesso dos usuários a diversos serviços públicos.
O Cras VII atende os moradores do Nossa Senhora Aparecida, Ibirapuera, Lagoa das Flores, Centro Industrial e Alvorada. Desde abril do ano passado, 450 famílias já estão cadastradas e sendo atendidas pela equipe formada por duas psicólogas, duas assistentes sociais e uma educadora social, além da coordenadora, uma funcionária administrativa, uma de serviços gerais e um agente de segurança.
Para a coordenadora da unidade, Roberta Graziela Sampaio, o trabalho da equipe tem sido muito importante para o bom andamento do serviço, que favorece muito os moradores do território. “O Cras é um espaço de acolhimento e convivência. Nós que trabalhamos no Cras somos uma família cuidando de outras famílias”, comentou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, comentou que para a aquisição da sede, que fica próximo de uma escola municipal e de uma unidade de saúde, a contribuição da comunidade foi fundamental. “Em Vitória da Conquista, nós temos oito Cras, isso porque nossa cidade tem política e preocupação da Administração Municipal com a questão social. O Cras é algo muito importante. Aqui as pessoas encontram informação que contribui para o desenvolvimento social e individual dos usuários”, acrescentou.
Recentemente, o Nossa Senhora Aparecida recebeu uma nova unidade de saúde, um campo de futebol e uma creche municipal. As obras realizadas pela Prefeitura são motivo de satisfação para os moradores que, através de reuniões com a Gestão Municipal, apresentaram suas necessidades. O prefeito Guilherme Menezes elogiou os moradores pela articulação em defesa de questões coletivas. “Nós trabalhamos ouvindo sempre. Em todos os bairros nós ouvimos a população antes de fazer qualquer coisa.”
Devido à importância do serviço, em Vitória da Conquista, há o dobro do número de unidades do Cras recomendada para municípios desse porte. De acordo com o prefeito Guilherme: “O Cras é um serviço que surge para atender a comunidade, desde a criança até o idoso. Para que as pessoas tenham uma porta onde bater para encontrar respostas e soluções”.
O Cras VII funciona na Avenida Santa Cecília nº 136, Bairro Nossa Senhora Aparecida. A entrega da sede teve a presença de secretários municipais, coordenadores, do vice-prefeito, Joás Meira, e dos vereadores Hermínio Oliveira, Ricardo Babão, Luciano Gomes e Coriolano Moraes.