A prefeita Sheila Lemos, ao lado do secretário municipal de Educação, Edgard Larry, participa da entrega simbólica dos brindes às crianças da Ita David de Castro

A Prefeitura de Vitória da Conquista está entregando 46,6 mil sacochilas aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. A entrega simbólica das bolsas foi feita nesta quarta-feira (7), no Planetário Professor Everardo Públio de Castro, contemplando quase 30 crianças da Escola Municipal Ita David de Castro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as sacochilas serão entregues a todos os alunos matriculados nas unidades de ensino do município, da Educação Infantil à Educação para Jovens e Adultos (EJA), antes da chegada do Natal.

As pequenas bolsas de plástico, sustentadas por um cordão, são uma mistura de sacola e mochila – daí o nome sacochilas. Em geral, são utilizadas na prática esportiva ou em momentos de recreação, quando as pessoas carregam materiais leves e em pequena quantidade. “Recebemos esse material na quantidade certinha para cada aluno”, disse a diretora da Escola Municipal Ita David de Castro, Maria Tereza Rocha.

Sacochilas serão entregues a todos os alunos da Rede Municipal, da Educação Infantil à EJA

Segundo a Smed, as sacochilas foram doadas pela empresa paranaense PNK Indústria e Comércio de Bolsas, a mesma que fabricou as mochilas que, meses atrás, a Prefeitura entregou aos estudantes da Rede Municipal de Ensino. “Tem crianças que não têm condições de comprar mochilas e material escolar. Então, para a nossa comunidade, foi uma riqueza. Os pais ficaram maravilhados. É um motivo de muita alegria”, acrescentou Maria Tereza. Segundo ela, os alunos poderão usá-las durante os piqueniques e aulas de campo que forem organizados pela escola.

A diretora da Escola Municipal Ita David de Castro, Maria Tereza Rocha, com as alunas Maria Eduarda (de óculos) e Isabella

Além das bolsas, as crianças receberam um brinde extra: um saquinho com balas e pirulitos. A pequena Isabella Santos, 6 anos, já tem planos para a sacola: “Dá pra colocar qualquer coisa que couber dentro. Cabe os óculos dela, por exemplo”, disse, apontando para os óculos cor-de-rosa da colega Maria Eduarda Salgado, também de 6 anos.

Maria Eduarda também já sabe como a sacochila vai lhe servir. “Vou usar nos passeios. Como não tem lanche em qualquer lugar, posso levar o meu aqui”, comentou. Antes de entregar os brindes às crianças, a prefeita Sheila Lemos também deu conselhos sobre a utilidade da bolsa. “Quando vocês forem levar poucas coisas para a escola, para não levar a mochila grande, podem levar essa sacochila”, sugeriu a gestora.

A prefeita Sheila entrega as sacochilas às crianças: “Tudo o que fizermos por nossas crianças, estaremos fazendo pelo nosso município”

Formando os cidadãos do futuro

Na avaliação da prefeita Sheila Lemos, a entrega das sacochilas, assim como as mochilas e materiais escolares, é um investimento na melhoria das condições do ensino municipal. “Nossas crianças representam o futuro que queremos para Vitória da Conquista. Então, tudo o que fizermos por elas, estaremos fazendo pelo nosso município”, afirmou Sheila. “Assim, estamos ajudando a formar os cidadãos do futuro”, concluiu a chefe do Executivo Municipal.

Essa impressão sobre a doação do material foi compartilhada por Maria Gilda Martins, 59 anos, avó da pequena Maria Luísa Dibe, 6 anos. “Isso é gratificante. Serve como incentivo para as crianças e faz com que elas sintam mais prazer em ir para a escola”, disse.

Maria Gilda e a neta, Maria Luísa: “Isso é gratificante e serve como um incentivo para as crianças”