O Governo Municipal entregou nesta quinta-feira, 27, mais um empreendimento de saúde na zona rural, o Posto de São Joaquim de Paulo, que foi construído com recursos próprios e indicado como obra prioritária no Congresso do Orçamento Participativo (OP). O evento contou com a participação da comunidade, do prefeito Guilherme Menezes, do vice-prefeito Joás Meira, dos vereadores Luciano Gomes, Ricardo Babão e Coriolano Moraes e demais autoridades municipais.

Com pouco mais de 500 pessoas, São Joaquim de Paulo foi reconhecido como comunidade quilombola em 2002 pela Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura. A localidade é atendida pela Equipe de Saúde da Família de Capinal – composta por médico, enfermeira, cirurgião dentista, técnicos de enfermagem e auxiliar de saúde bucal – que é responsável pelo atendimento de forma itinerante em 13 localidades.

Segundo o prefeito Guilherme Menezes, o novo posto é a demonstração de compromisso do Governo Municipal com as comunidades rurais, uma vez que o Ministério da Saúde estabelece que o atendimento deve ser nas unidades sedes. “Por conhecermos a zona rural da cidade e sabermos das distâncias e necessidades desses equipamentos é que construímos os postos nos povoados. Eles possibilitam o melhor atendimento por parte das equipes da saúde que visitam as localidades”, destacou o gestor.

Márcia Viviane de Araújo

Na oportunidade, a secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo realçou a importância do equipamento. “Cada equipe de Saúde da Família é responsável por um número de povoados que são visitados periodicamente e que contam com unidades sedes para os demais atendimentos, por isso, a importância desse investimento que vai qualificar o atendimento das equipes”, ressaltou.

“Momentos como estes acontecem, primeiramente, por conta da necessidade da população; segundo, por conta da participação popular; e o terceiro por vontade política da gestão municipal”, enfatizou o secretário de Governo, Edwaldo Alves.

O representante do Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes, concorda que esta e outras realizações demonstram o zelo da Administração Municipal com o povo. “Aqui, por exemplo, nós podemos enumerar muitos benefícios, como a abertura e manutenção de estradas, escola, transporte escolar, reforma da Unidade de Saúde do Capinal, construção dos postos de Barrocas, Periquito e agora este, de São Joaquim”, realçou Luciano.

Na próxima semana, será a vez das entregas dos postos de saúde das comunidades de Periquito (região do Capinal) e Braga (região de São Joaquim), respectivamente, nos dias 1º e 3 de abril.