Com pouco mais de 85 famílias, o povoado de Laranjeiras, localizado a 24 km da sede do município de Vitória da Conquista, recebeu nesta quarta-feira, 21, um posto de saúde, solicitado pela comunidade local em plenárias do Orçamento Participativo (OP) e construído com recursos próprios da Prefeitura.

“Esta é uma comunidade que luta pelos seus direitos, que está presente no Orçamento Participativo, e nós, da administração, reconhecemos esta participação por meio das obras realizadas”, destacou o prefeito Guilherme Menezes. Além do posto de saúde, a população de Laranjeiras já foi beneficiada com a reforma e a ampliação da escola municipal, o abastecimento de água pela Embasa e a construção de poço artesiano.

Vitório Ferreira

O coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues, também ressaltou a importância da participação popular para o Governo Municipal. “Este é um governo que reconhece o envolvimento da população na realização das obras que foram aprovadas pelo Congresso do OP. Este posto exemplifica esse reconhecimento”, afirmou.

Maria Aparecida Rocha

O presidente da Associação do Quilombo de Laranjeiras, Vitório Ferreira da Silva, falou da organização da comunidade que conquistou mais este benefício. “Nós nos reunimos, participamos do OP, do conselho local de saúde, e este foi resultado: um posto de saúde para melhorar a saúde de toda população”, ressaltou.

Segundo a agente comunitária de saúde que mora e atende na localidade, Maria Aparecida Rocha de Oliveira, a comunidade está muito feliz. “Agora temos o local adequado para o atendimento à população”, ressaltou.

Rute Luz

A cirurgiã-dentista Rute Luz de Carvalho, que atende a comunidade há sete anos, destacou o benefício para os moradores e a equipe de saúde. “Agora nós teremos um local mais confortável para o atendimento à população que merecidamente teve sua luta reconhecida”, destacou.

Representado a Câmara Municipal de Vereadores, o vereador Luciano Gomes lembrou a importância da Câmara Municipal para a população. “Nossa Câmara está do lado do povo e apoia as decisões do Governo Municipal que beneficiam a população, e nós sabemos do compromisso deste governo com as zonas rural e urbana”.

Na próxima sexta-feira, 23, a partir das 15h, será entregue o Posto de Saúde da comunidade de Barreiro, localizado na região do distrito industrial.