As comunidades dos povoados de Barrocas I e II comemoraram na tarde dessa quarta-feira, 17 de julho, a entrega do Posto de Saúde que atenderá mais de 230 famílias cadastradas na Equipe de Saúde da Família de Capinal. O posto contou com um investimento de mais de 47 mil reais de recursos próprios da Prefeitura de Vitória da Conquista. A obra é resultado da sugestão do Orçamento Participativo e de Emendas Parlamentares da Câmara de Vereadores.

Isabel Silva Brito

A cerimônia de entrega contou com a presença da secretária de Saúde, Márcia Viviane de Araújo Sampaio, representando o prefeito Guilherme Menezes, do secretário de Agricultura, Odir Freire, do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Eliabe Gouveia, dos vereadores Nelson de Vivi, Gilzete Moreira e Luciano Gomes, de representantes do Orçamento Participativo e da equipe de saúde.

Dorivaldo Santos

O novo posto conta com sala de espera, dois consultórios, dois sanitários e uma sala de expurgo. O espaço permitirá um melhor atendimento à comunidade, que antes utilizava uma área da igreja católica para o atendimento, como explica Isabel Silva Brito, 41 anos, moradora do povoado desde que nasceu. “Antes quando não tinha equipe de saúde no Capinal, a gente ia pra Conquista. Com a equipe de saúde, a gente passou a ir para o posto que fica localizado no antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), agora o atendimento vai ser aqui, vai ser bem melhor”, declarou Isabel.

Jamile Santos

O representante do Orçamento Participativo, Dorivaldo Santos, lembrou que esta foi uma demanda sugerida durante o congresso. “Esta é uma grande obra que foi discutida e aprovada pelo Congresso do Orçamento Participativo de 2011. Este é o exemplo de que vale a pena participar”, ressaltou Dorivaldo.

A líder comunitária, Jamile Santos, participou das discussões para construção do posto desde o início. “Este é um resultado de muita luta e da participação da comunidade que acreditou e foi atrás”, destacou.

Alina Paulete

A cirurgiã-dentista, Alina Paulete, representou a equipe de saúde do Capinal e falou da satisfação de receber um posto com condições adequadas de atendimento, que vai oferecer conforto tanto para equipe quanto para comunidade. “Estão todos de parabéns. A comunidade que lutou, a equipe que incentivou nas reuniões de conselho, e a Prefeitura atendeu nossa reivindicações”.

Para a construção do posto, a Prefeitura contou com a doação do terreno do morador Rogério Santos Melo, que ficou sensibilizado com as dificuldades da comunidade. “Meu gesto foi em prol da minha comunidade, foi para não ver o sofrimento de meus vizinhos, foi para ajudar a melhorar as condições de saúde da comunidade onde moro. Aproveito para agradecer ao prefeito por ter nos atendido”, revelou Rogério.

Luciano Gomes

O vereador Luciano Gomes, que, durante o evento, representou a Câmara Municipal de Vereadores, destacou a importância de a comunidade lutar pela melhoria da qualidade de vida da localidade. “Nós vimos aqui hoje que quando a comunidade participa, a gente descobre que é possível e a Prefeitura nos atende, como vem atendendo a todas as demandas dos vereadores”, destacou Luciano.

Para Ordir Freire, esta iniciativa demonstra o cuidado do Governo Municipal com o homem do campo. “Eu tenho orgulho de fazer parte deste Governo que demonstra sensibilidade com o povo da zona rural”.

Márcia Viviane lembrou que este é o primeiro dos 11 postos de saúde, indicados pela população nas reuniões do Orçamento Participativo, que a Prefeitura está entregando. “Esta é uma das ações que a comunidade tem nos cobrado, que é melhoria nas condições de atendimento. Por isso, o Governo Participativo está construindo unidades e postos de saúde e reformando e ampliando os já existentes, para possibilitar mais conforto para a comunidade e para os profissionais de saúde”, ressaltou a secretária.

Mais Postos de Saúde – Nesta quinta-feira, 18, às 15h, será a vez da Lagoa de Maria Clemência, distrito de Pradoso, receber uma unidade, e, no dia 19 de julho, às 15h, será a vez da comunidade Laranjeiras, localizada na região de São Joaquim. Além dessas comunidades, as obras indicadas pelo Orçamento Participativo e Emenda Parlamentar da Câmara Municipal de Vereadores beneficiarão as comunidades dos povoados de Matinha (Bate-Pé), Laranjeiras (São Joaquim), Braga (São Joaquim), São Joaquim de Paulo (Capinal), Periquito (Capinal), Barreiro (Distrito Industrial), Ribeirão (Distrito Industrial), Baixa do Muquém (Distrito Industrial), Baixa da Porteira (Veredinha).