A comunidade do distrito de São Sebastião comemorou bastante na tarde desta sexta-feira, 4, a entrega da Escola Municipal Euclides da Cunha totalmente nova. A obra executada pela Prefeitura Municipal representou um investimento superior a R$ 1,2 milhão de recursos próprios. A cerimônia de entrega da escola contou com apresentações artísticas de bandas de ex-alunos da escola, alunos dos projetos Escola Mais e Mais Educação e do grupo de Canto Coral da Escola Municipal Rainha da Paz.

Na ocasião, o prefeito Guilherme Menezes falou dos investimentos que vêm sendo realizados na educação municipal desde 1997. “O Governo Municipal foi semeando ao longo dos anos, ginásios em todo o município, para garantir o direito de todos à educação. Depois, foram promovidas ampliações, a exemplo das que aconteceram em Bate-Pé e Inhobim. Afirmo que, hoje, só não estuda em Vitória da Conquista quem não quer, porque temos escolas, professores, transporte gratuito e merenda escolar de qualidade”, destacou.

Para que uma escola totalmente nova pudesse ser construída e entregue à população, a antiga unidade escolar foi demolida, e a Prefeitura adquiriu o terreno ao lado, cuja extensão é de 2.800 m². Agora, a Euclides da Cunha passou a dispor de 12 salas de aula, laboratório de informática, espaço de leitura, banheiros adaptados, sala para educação infantil, para professores e área administrativa. “A comunidade de São Sebastião não será a mesma depois desta nova escola. E tudo isso é fruto de uma decisão política do Governo Municipal de priorizar a educação. Este espaço vai transformar a vida de muitas pessoas”, disse o secretário de Educação, Ricardo Marques.

Rúbia Nájila

A diretora da escola, Rúbia Nájila, destacou a satisfação com a entrega da nova escola. “Esta é a realização de um sonho coletivo. Agradecemos ao Governo Municipal por priorizar a comunidade escolar de São Sebastião. Ao longo dos anos, temos desenvolvido um bom trabalho e, hoje, temos ex-alunos em faculdades públicas e privadas e até em conclusão de doutorado. Tudo isso é prova de que a educação no município é levada a sério”, assegurou.

A unidade escolar foi uma indicação do Orçamento Participativo, que há dezessete anos vem contribuindo para que a população participe de maneira efetiva da aplicação dos investimentos no município. “Esta obra vem mostrar o compromisso da Administração Municipal com a participação popular e que os mesmos investimentos na zona urbana são realizados também nos povoados e distritos. O Governo se preocupa com o ser humano e trabalha em parceria com a população”, salientou o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto Rodrigues.

Joaquim Libarino

Representando a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Joaquim Libarino ressaltou a importância da escola para a comunidade. “Esta obra é uma vitória para o distrito. Ela vai beneficiar nossas crianças e adolescentes, que são o nosso futuro. Os investimentos não são somente na educação, eles alcançam outros setores, transformando Conquista num canteiro de obras”, realçou.

Participaram, ainda, da entrega o vice-prefeito, Joás Meira, entre outros membros da equipe do Governo Municipal; os vereadores Florisvaldo Bittencourt, Ricardo Babão, Lúcia Rocha, Coriolano Moraes e Irma Lemos; e a professora Heleusa Câmara.