Depois de uma reforma realizada em etapas, ao longo de 2023, a Prefeitura de Vitória da Conquista entregou, nesta segunda-feira (11), a Escola Municipal Afonso Hoffman à comunidade da Matinha, localidade situada a quase 110 quilômetros da Zona Urbana, na região do distrito de Inhobim. Foi a 78ª unidade de ensino a ter sua estrutura requalificada pelo Governo Municipal, desde 2021.

Integrante do Círculo Intermediário I (Núcleo I) e oferecendo desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, a Afonso Hoffman possui, hoje, 84 alunos divididos em quatro turmas, nos turnos matutino e vespertino. Após um investimento total de R$ 160.767,52, a escola recebeu cobertura metálica, instalação do forro em toda a unidade, cobertura de policarbonato para o acesso à sala dos professores e construção do pátio, num local dos fundos, onde antes havia uma ladeira. Foram construídos ainda dois sanitários, além de instalação de cerâmica nas salas, substituição de janelas, esquadrias e louças, revisão das instalações elétricas, hidráulicas e no telhado, reconstrução e ampliação da cozinha (que agora dispõe de depósito), readequação de espaços para professores, reparos em alvenaria e nova pintura geral com motivos lúdicos.

“Estou extremamente comovida”, confidenciou a subsecretária municipal de Educacão, Selma Maria de Oliveira, responsável por representar o secretário Edgard Larry – que, como a prefeita Sheila Lemos, não pôde comparecer por motivos de saúde. “O mais importante, para a Secretaria Municipal de Educação, é atender à comunidade. E, principalmente, que esses alunos tenham resultados exitosos. Essa é a visão que todos nós temos em relação à educação”, complementou Selma.

“A Smed está de portas abertas. Hoje é uma prova disso. E que esta escola continue a dar bons frutos, como deu até agora”, concluiu a representante da Smed.

‘Escola renovada’

Um dos “frutos” a que Selma se referiu foi a professora Andressa Marinho Gonçalves, nascida na Matinha. Ela é ex-aluna da Afonso Hoffman e, hoje, trabalha na escola onde cursou os primeiros anos do Ensino Fundamental, antes de completar essa etapa em Inhobim e, por fim, seguir para a Zona Urbana de Vitória da Conquista, onde se formou em Pedagogia. “É uma honra e um prazer imenso voltar para o lugar de onde eu saí. E voltar e ver a escola renovada. Está perfeita, linda. Isso, para mim, é bem gratificante”, disse Andressa.

Outra professora a falar na cerimônia, Zeneide França, também se sentiu gratificada ao ver de perto os resultados da revitalização feita na escola onde ela iniciou sua trajetória profissional, em 1987 – época em que, além de dar aulas, ela também tinha de acumular as funções de diretora, cozinheira e o que mais fosse necessário para garantir o bem-estar dos alunos. “A infraestrutura era outra, totalmente diferente. Naquela época, lecionar na Zona Rural era muito árduo”, relembrou Zeneide. “É um orgulho estar aqui hoje e ver a revitalização desta escola”, comemorou. “Agradeço muito ao Senhor. E, depois, ao Governo Municipal, que está fazendo isso pelas nossas crianças”.

‘Conforto e bem-estar’

De fato, o aspecto estrutural da escola está bem diferente após a reforma, conforme explicou o diretor Juthay Oliveira. “Nem toda escola particular tem uma infraestrutura como esta”, comparou o gestor, que é responsável por dirigir as 16 unidades escolares rurais vinculadas ao Círculo Intermediário da Smed. “Isso traz mais alegria para as crianças. A satisfação de estudar vendo esta beleza aqui”, avaliou Juthay. “Para as criancinhas, isso traz um bem-estar enorme, e um conforto, também. Elas se sentem bem por estarem aqui na escola”.

A mesma avaliação foi feita pelo vereador Nelson de Vivi, ao comentar sobre a revitalização da Afonso Hoffman. “O aluno se sente mais à vontade por estar na escola, e isso diminui a evasão escolar. Nós sabemos que o futuro do nosso país, da nossa cidade, está nas nossas crianças”, defendeu o parlamentar, que atualmente ocupa o cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora da Câmara.

A estudante Mayla Tigre Marinho, 9 anos, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental, atestou as palavras do diretor e do vereador. “Ficou muito bom, porque a escola era diferente, mudou muito”, afirmou a aluna, que disse ter gostado, principalmente, da pintura lúdica que agora ocupa todas as paredes da escola, além do conforto proporcionado pelos aparelhos de ar-condicionado e pelas carteiras novas.

Trazendo benefícios

Representando a prefeita Sheila Lemos no ato de entrega da escola, o chefe de gabinete, Lucas Dias, falou aos moradores sobre os investimentos na recuperação da infraestrutura educacional do município, tanto nas escolas urbanas quanto nas rurais. “Nós começamos com um sonho de reformar 48 escolas. E vamos dobrar a meta rapidinho”, relembrou. “Isso traz resultados na vida das pessoas”.

Lucas mencionou ainda iniciativas em outras áreas, como o programa Brilha Conquista, que já substituiu toda a iluminação pública da Zona Urbana por novas luminárias de LED, e agora faz o mesmo na Zona Rural, e os recursos garantidos por meio do empréstimo de R$ 160 milhões, provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), que estão sendo utilizados em obras estruturantes espalhadas pelo município. “A iluminação de LED já chegou à Matinha. A Câmara já aprovou o Finisa. E, em breve, estaremos trazendo o asfalto aqui para a Matinha”, garantiu o chefe de gabinete da Prefeitura.