Enviar e receber correspondências e encomendas não será mais um problema para quem mora no distrito de Baté-Pé. É que nesta segunda-feira (3), a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou uma Agência Comunitária dos Correios (ACC), em uma sala do Posto Avançado de Atendimento ao Cidadão (Paac/Subprefeitura). O serviço já começa a funcionar nesta terça-feira (4).

A prefeita Sheila Lemos falou do esforço do Governo Municipal em inaugurar o serviço em tempo recorde, pois o processo para liberação de postagens é de seis meses. “Temos a honra e a alegria de estar trazendo o Correio que vai facilitar muito para quem utiliza os Correios e nós fizemos isso em tempo recorde, menos de 30 dias. Então, dessa forma, a gente vai encurtando distância, aproximando as pessoas. Nós somos o governo que pensamos nas pessoas e vamos fazer isso sempre. Tudo o que for necessário fazer para que a gente aproxime o serviço até as pessoas, na localidade onde elas estão, nós vamos fazer”, declarou a gestora.

O gerente regional dos Correios, Robério Pacheco, falou do empenho do Governo Municipal. “A prefeita Sheila se empenhou em trazer esse importante equipamento para a população de Bate-Pé. E essa agência vai funcionar no mesmo horário da Subprefeitura, ou seja, de segunda a sexta”. Em seguida, o gerente fez uma pergunta: “E quais são as vantagens?”. E ele mesmo respondeu: “A população do distrito não precisa mais se dirigir à sede do município de Vitória da Conquista para receber as suas encomendas e as suas cartas. Então qualquer compra feita hoje pela internet, quem mora em Bate-Pé vai receber aqui, através da agência comunitária dos Correios”.

A comunidade vai despachar as encomendas, e uma funcionária, mantida pela Prefeitura, vai receber e encaminhar o malote, por um servidor municipal, aos Correios, que ficará responsável também por levar as encomendas dos Correios para o distrito. Caberá às pessoas se deslocarem à Subprefeitura para enviar ou receber suas correspondências ou mercadorias.

“É uma vantagem muito boa que está vindo para o distrito. É uma reivindicação antiga, pois já existiu os Correios aqui. A agência de Correios vai atender quase três mil pessoas na região. A gente vai receber as nossas correspondências do dia a dia, cartão bancário, correspondência para mandar para outros estados. Acho que a comunidade fica feliz com esse benefício que está chegando para nós aqui”, celebrou o morador do distrito, Givanildo Ribas.

Gerente dos Correios e o morador Givanildo

No Acordo de Cooperação Técnica, a Prefeitura entra com toda a infraestrutura para garantir o acesso da população aos serviços dos Correios. A Secretaria de Gestão e Inovação (Semgi) foi responsável por intermediar a cooperação técnica. O secretário da pasta, Romar Barros, revelou o empenho em equipar outras comunidades rurais com este serviço. “A prefeita, com seu empenho, juntamente com os Correios, entregou a agência de Bate-Pé e vamos também estar entregando em Iguá, Itaipu, São Sebastião e Cabeceira do Jiboia. É uma reivindicação, uma necessidade, as pessoas precisam desse instrumento, por isso essa importante parceria com os Correios”, declarou.

Atualmente, quatro distritos usufruem dos serviços dos Correios: José Gonçalves, Veredinha, Inhobim e São João da Vitória.