Notícias
Postado em 27 de janeiro de 2017 as 18:34:13
Ministério da Saúde acrescentou novas faixas etárias aos públicos-alvo das vacinas contra HPV e meningite
A cada início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde convoca enfermeiros e técnicos de enfermagem das unidades de saúde de Vitória da Conquista para reuniões de capacitação, a fim de repassar atualizações sobre o calendário nacional de imunização.
As reuniões deste ano começaram na tarde desta sexta-feira, 27, no Polo de Formação em Saúde da Família, envolvendo os profissionais que atuam na zona rural. Os da zona urbana serão contemplados com o mesmo conteúdo na próxima segunda-feira, 30, no mesmo local.
Durante o encontro, tratou-se, principalmente, de novidades incorporadas ao calendário de 2017 pelo Ministério da Saúde, como o acréscimo de novas faixas etárias para as vacinas contra HPV e meningite.
No caso do HPV, homens de 12 e 13 anos foram acrescentados ao público que já tinha acesso à vacina – ou seja, mulheres de 9 a 14 anos. Além dos adolescentes, a vacina também já estava disponível a homens e mulheres entre 9 e 26 anos, portadores do vírus HIV.
Com relação à meningite, a vacina agora contempla homens e mulheres na faixa etária de 12 e 13 anos. O reforço da vacinação de rotina contra a febre amarela, dando preferência às pessoas que ainda não tomaram a primeira dose da vacina, também esteve na pauta da reunião.
“Queremos reforçar e aumentar a parceria com as unidades de saúde, para dar continuidade cada vez mais ao nosso calendário de vacinação”, disse a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Ramona Cerqueira. “Isso está sendo reforçado para que a gente contemple todas essas faixas etárias e não fique ninguém sem se vacinar”.
Você pode ter acesso ao calendário nacional de imunização de 2017 clicando no link abaixo:
E, no próximo link, acompanhe a nota informativa do Ministério da Saúde, informando sobre as mudanças no calendário de imunização deste ano.