Notícias
Postado em 10 de dezembro de 2024 as 18:07:07
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher chegaram ao final nesta terça-feira (10), data que coincide com o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A campanha destacou a ampliação dos serviços da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), que, em apenas um ano de fundação, se consolida como uma rede de apoio fundamental às mulheres de Vitória da Conquista.
Ao longo dos 21 dias, diversas ações foram realizadas com foco na prevenção e enfrentamento da violência, além de iniciativas de geração de emprego e renda. A programação contou com a participação de todos os setores da SMPM, que se empenharam para alcançar o maior número possível de mulheres em toda a cidade.
A Coordenação de Autonomia e Políticas Transversais ofereceu cursos profissionalizantes gratuitos de manicure e pedicure, além de confeitaria e panificação. As capacitações foram realizadas na sede da SMPM, que dispõe de uma cozinha e outros espaços adequados para as aulas.
Já a Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que inclui o Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), levou palestras e “Papos Ativos” a públicos de todas as idades em escolas e também empresas. Os temas incluíram a identificação de violência doméstica e de gênero, bem como o combate ao assédio sexual e moral no ambiente de trabalho.
Para o encerramento da campanha, o filme “Eu não sou um homem fácil” foi exibido e discutido com mulheres atendidas pelo Crav. A trama aborda um personagem machista que ao acordar em um mundo dominado por mulheres, passa a refletir sobre suas atitudes.
Marina Abreu, uma das mulheres referenciadas pelo Crav, ressaltou a importância da rede de apoio promovida pela SMPM. “Não é fácil falar da violência sofrida. Quando uma mulher é violentada, tende a se fechar por vergonha. Ter a oportunidade de ser abraçada por outras mulheres cria uma corrente forte de apoio, que pode alcançar ainda mais mulheres”, declarou Marina.
Maiara Sousa, gerente do Crav, enfatizou que a campanha foi uma oportunidade de destacar a importância do combate à violência de gênero e aumentar a conscientização sobre a rede de atendimento à mulher. “Apesar da SMPM estar em seu primeiro ano, são 18 anos de existência do Crav e ainda há poucas pessoas que sabem da nossa atuação. Durante esses 21 dias, tivemos um retorno muito positivo com a participação e interesse da população, que vem se tornando multiplicadora dessas informações”, observou Maiara.
A secretária de Políticas para Mulheres, Viviane Ferreira, destacou que a campanha fortaleceu as ações da secretaria ao longo do ano, com o compromisso de conscientizar e promover mudanças de comportamento para reduzir casos de violência. “O que observamos durante esses 21 dias é que Vitória da Conquista, a partir dessas ações, tem se mobilizado e se conscientizado. Tem havido um aumento na procura pelos nossos serviços, o que indica que as mulheres estão se informando sobre seus direitos”, concluiu a secretária.