Com o objetivo de ouvir as demandas das associações de moradores da Zona Rural de Vitória da Conquista, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SMDR), e dois representantes da Câmara Municipal, se reuniram com os líderes das comunidades rurais da Vereda, Serra Grande, Lagoa de Francisco das Chagas, Bela Vista e Taboa. O encontro aconteceu na SMDR.

“É muito importante receber os moradores da Zona Rural do nosso município em nossa secretaria, que é focada de fato na Zona Rural. Os moradores trazem as suas demandas, que em sua maioria são solicitações de melhorias nas estradas, além da abertura de aguadas que é muito importante para uma convivência melhor com o período de seca. A gente escuta estas demandas e passa para a nossa equipe verificar as possibilidades e realizar”, disse o secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias.

Os encontros aconteceram em dois momentos. No primeiro, os representantes das regiões de Serra Grande, Lagoa de Francisco da Chagas, Bela Vista e região de Lagoa da Taboa estiveram junto com o secretário Breno Farias, com o coordenador da Subprefeitura de José Gonçalves, Gustavo Barros, e com a assessoria da vereadora Lara Fernandes para apresentar os pedidos de limpeza de barragem e limpeza de terrenos, patrolamento de estradas, além de criação e conserto de poços artesianos.

“Essa reunião é, sobretudo, para apresentar às comunidades que outrora estavam desconhecidas do poder público municipal e agora são vistas pela Prefeitura. Então, a gente faz essa ponte entre as comunidades e o Poder Público, para que a prefeita Sheila Lemos, através do secretário Breno, tenha conhecimento sobre a nossa região. Hoje, pedimos o apoio do governo com o suporte para a limpeza de tanques, abertura de estradas e outras demandas e estamos aguardando para que o trabalho seja realizado”, afirmou o morador e líder comunitário Jardel Novaes.

Dona Alessandra Oliveira Loures mora na região de Serra Grande. Para a moradora, a maior necessidade da região é em relação à manutenção de um poço artesiano para garantir a água no período de seca. “A gente espera que seja feito o conserto, porque a falta de água na nossa região é grande e tenho certeza que a prefeita irá fazer algo para que possamos continuar trabalhando na terra”, disse.

Já a segunda reunião, que contou com a participação do vereador Fernando Jacaré (PT), os representantes da região da Vereda, localidade que atualmente possui cerca de 50 famílias, além de realizar suas solicitações foram apresentados aos projetos desenvolvidos pela SMDR, como o Citrus do Futuro e Umbu Gigante. Eles também foram encorajados a realizar a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) para registro do Produtor Rural e receberem a doação de milho para ração dos animais, dentre outros projetos.

“Hoje, nós conversamos com o secretário Breno Farias e falamos sobre as demandas da região de Vereda, em suma, a reunião foi de grande valia porque nós discutimos sobre a situação das estradas e pedimos a limpeza das barragens, nós queremos agradecer ao secretário Breno por nos ouvir e saímos felizes com a repercussão da reunião”, disse o líder comunitário dos moradores de Vereda, Miro Santana.

Para o vereador Fernando Jacaré (PT), é de suma importância que os poderes Executivo e Legislativo se unam para atender aos pedidos da população da Zona Rural. “Enquanto vereador, precisamos estar atentos às demandas da Zona Rural e precisamos estar atentos aos pontos fundamentais como é a questão da água, a seca está chegando e a água é prioridade. Então, a reunião de hoje foi muito proveitosa, porque independente de ideologia e partido político estamos pensando na população da nossa Zona Rural”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural segue um cronograma de ações durante todo o ano na Zona Rural e se mantém atenta às solicitações das comunidades feitas também através dos líderes comunitários, conforme pontuou o secretário. “Esses líderes são como os nossos olhos lá no campo, porque eles estão vendo de perto as necessidades da população e nos informando”, finalizou Breno Farias.