Ao assinarem termo de convênio na noite desta terça-feira (3), a prefeita Sheila Lemos e o reitor do Centro Universitário UniFTC, Aureliano Tavares, formalizaram a parceria entre a Prefeitura de Vitória da Conquista e a instituição de ensino superior para a realização de um programa de estágio curricular supervisionado em setores da administração municipal.

O programa de estágio terá vigência de 27 de abril de 2022 até 27 de abril de 2027, podendo ser prorrogado. O objetivo é que a Prefeitura disponibilize vagas para que estudantes da UniFTC façam estágio supervisionado nas repartições que atendem à população do município.

“Isso é muito importante, principalmente porque nós vamos oferecer o campo para o estudante estagiar, ganhando experiência para o mercado de trabalho. A população ganha porque tem ali o acesso a uma prestação de serviço de qualidade, porque a pessoa está vindo com todo o arcabouço de conhecimento da faculdade. É um conhecimento tecnológico que vai ser levado para a prática”, explicou a prefeita Sheila Lemos.

Convênio terá vigência de cinco anos

Ainda de acordo com a gestora, trata-se de um acordo em que ambas as partes têm a ganhar. “Parceria boa é aquela do ganha-ganha”, comentou, ao se referir aos termos definidos pelo convênio. Os locais de estágio deverão oferecer oportunidades de aprendizagem, de acordo com a rotina, o ritmo, a capacidade, as especificidades e as condições dos serviços disponibilizados pela Prefeitura.

Enquanto isso, caberá à administração selecionar grupos de até oito estagiários por supervisor para que exerçam atividades relacionadas aos seus respectivos cursos, tendo como ambiente de aprendizado a estrutura da rede de serviços formada pelas diversas secretarias municipais, em benefício da população. “Ganha o Município, ganham os que vão conseguir colocar em prática as suas profissões. E a população é a maior beneficiada”, sintetizou Sheila.

Prefeita Sheila Lemos e o reitor Aureliano Tavares, entre o secretário Edivaldo Ferreira Júnior (à esq.), e Michael Cruz, da UniFTC

No caminho certo

Para o professor Aureliano Tavares, a parceria é baseada em três pilares: confiança, seriedade e metas, as quais são apenas o primeiro passo do acordo. “O passo maior vai ser quando pudermos retornar, na forma do que conseguirmos produzir”, afirmou o gestor. “Não vamos abrir mão da qualidade acadêmica. Temos muito a caminhar, mas já caminhamos bastante. E temos certeza de que estamos no caminho certo”, concluiu.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, disse considerar a assinatura do convênio a oficialização de uma parceria que já havia sido iniciada, pois já existem estudantes da UniFTC estagiando em setores do Governo Municipal. E a Prefeitura já utiliza instalações internas da instituição para a atividades como a realização de cursos.

“É uma parceria que já é antiga”, afirmou Edivaldo. “A gente consegue perceber no olhar dos estudantes quando eles estão colocando na prática aquilo que eles estão aprendendo na sala de aula”, complementou o secretário, que também é professor em instituições de ensino superior em Vitória da Conquista.

Athos Felipe Lima, 22 anos, estudante do 7°semestre de Odontologia.

Ajudar a população

Parece ser este o olhar visto no estudante Athos Felipe Lima, de 22 anos, do sétimo semestre de Odontologia. À espera de uma vaga em que possa pôr em prática seus conhecimentos acadêmicos, Athos aprovou a ideia do convênio e a possibilidade de atender ao público em um Posto de Saúde da Família. “Isso vai agregar muito ao nosso conhecimento e à nossa construção como profissionais. Isso vai fazer com que a gente possa aprender e a estar não apenas ligados ao meio acadêmico, mas à realidade dos PSFs. E poderemos também ajudar à população de Vitória da Conquista ao realizar esses atendimentos”, disse o estudante.