A Prefeitura de Vitória da Conquista e a empresa Torre Construções, responsável pela coleta de lixo na zona urbana, iniciaram nesta semana uma série de ações de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar moradores de vários bairros e distritos sobre a forma correta de armazenamento e descarte do lixo doméstico.

O primeiro bairro contemplado foi o São Vicente, próximo à região central da cidade. Além de falar com as pessoas sobre a necessidade de evitar o descarte irregular dos resíduos, a equipe informou os dias e horários em que o caminhão da Operação Cata-Bagulho passa pelos bairros para recolher objetos volumosos, como móveis de grande porte e entulho em geral.

O principal objetivo da iniciativa é evitar que a população faça o descarte do lixo doméstico e dos materiais volumosos em praças públicas e terrenos baldios. “Esse trabalho de educação ambiental é de grande importância. Os agentes batem de porta em porta, instruindo a população sobre os dias e horários de coleta e a maneira com que se deve descartar o lixo. E, até mesmo falando sobre o Cata-Bagulho e o recolhimento de volumosos. É uma ação que a prefeita Sheila Lemos sempre orienta a atender todos os munícipes”, avalia o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Sousa.

Em comunicação oficial, a empresa Torre reforçou a importância de ações como essa: “O trabalho de educação ambiental é extremamente importante e necessário para a harmonia entre as ações antrópicas e o meio ambiente, tendo em vista que a conscientização da população promove o desenvolvimento sustentável, forma cidadãos conscientes, responsáveis e comprometidos com a preservação do planeta, garantindo à presente e às futuras gerações um meio ambiente equilibrado”.

A operação conjunta de educação ambiental segue em andamento até o final do mês, de acordo com o seguinte cronograma:

– De 12 a 17/01 – Cidade Modelo

– De 18 a 27/01 – Espírito Santo (Urbis 6, Morada Real e Renato Magalhães)

– De 29 a 31/01 – Veredinha, Inhobim e Abelhas

Os serviços da Operação Cata-Bagulho podem ser solicitados pela população. Basta entrar em contato com a Sesep pelo número (77) 3420-7008.