Educação
Postado em 20 de maio de 2024 as 16:06:19
O Governo Municipal se reuniu nesta segunda-feira (20) com a gerente regional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Antônia Bizerra, com o intuito de firmar parceria na área da educação. A reunião foi fruto de uma demanda da Secretaria Municipal de Educação, que participou em São Paulo de uma feira educacional e conheceu um modelo de atuação do Sesi com as escolas públicas de tempo integral.
A prefeita Sheila Lemos, acompanhada dos secretários de Educação, Edgard Larry, e de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, comentou que geralmente o aluno tem dificuldade de aprender matemática por acreditar que não será utilizada na vida profissional. “Sabemos que quando o jovem vem desde a base tendo essa dificuldade com matemática, é preciso trazer uma abordagem diferente de ensino para que ele consiga aprender, e o Sesi, por ter essas salas temáticas, faz com que esse aluno tenha uma percepção diferente. Por isso, estamos estudando uma parceria na atuação de reforço escolar e matemática para os nossos alunos do Ensino Fundamental 2”, afirmou a gestora.
Nos últimos anos, o número de escolas em tempo integral na Rede Municipal saltou de 11 para 21. “A estrutura física da rede ainda é pequena para que sejam colocadas todas as escolas com ensino em tempo integral. Mas nós dobramos o número e queremos fazer em toda a rede; para isso precisamos montar essas parcerias e melhorar a estrutura física da nossa rede”, complementou Sheila.
Antônia Bizerra explanou sobre o programa da Escola Sesi, sua metodologia e como isso poderia ajudar o município na melhoria dos seus indicadores de educação. “Nós tivemos o primeiro momento, explicamos um pouco como funciona a metodologia, falamos a respeito do cenário nacional com relação ao programa de escola em tempo integral, a prefeita e o secretário trouxeram um pouco de como funciona hoje no município e quais seriam as possibilidades aqui de parceria com o Sesi. Então avalio que podemos, sim, efetivamente contribuir com o município e hoje nós temos uma escola de referência do Sesi em Vitória da Conquista, isso facilita bastante”, expôs a gerente.
O próximo passo ficará por conta da Secretaria Municipal de Educação. “Nós estaremos fazendo um levantamento das escolas da Rede Municipal que já trabalham em tempo integral e verificar a possibilidade de ampliação desse número. Estaremos sentando com o Sesi para propor uma parceria em que a gente tenha condições de, através de sistemas, de metodologias, de técnicas, tecnologia, levar a esses alunos a possibilidade de uma melhoria na qualidade formacional. Isso significa que será um ganho muito grande para a Rede Municipal de Educação”, comentou o secretário da pasta.
A ideia é ampliar o reforço escolar para os anos iniciais e abordar os demais eixos desse projeto da Escola Sesi que são robótica, iniciação científica e arte/ cultura. Também foram tratados assuntos relativos à Educação de Jovens e Adultos e sobre projeto educacional que auxilia indústrias locais.