86 moradores do Vila Elisa foram certificados nos cursos

A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) entregaram, nesta quarta-feira (28), os certificados a 86 moradores do Loteamento Vila Elisa, no bairro Espírito Santo, que participaram dos cursos das áreas de culinária e de operador de empilhadeira à combustão, nos meses de março e abril.

A oferta de cursos é resultado de uma parceria firmada entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), e o Senai, com o objetivo de capacitar para o mercado de trabalho as pessoas atendidas pela assistência social do município, priorizando membros de famílias contempladas pelos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida e de Regularização Fundiária.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, a oferta de capacitação gratuita e de qualidade para a população é fundamental para o fortalecimento da economia da cidade. “Essa é uma parceria exitosa. Nós estamos transformando a vida das pessoas. Quando a gente leva esses cursos profissionalizantes até os territórios mais vulneráveis da nossa cidade, nós damos oportunidade às pessoas de adentrarem o mercado de trabalho mais preparadas. Isso é de suma importância para que nós tenhamos uma economia forte”, ressaltou à chefe do executivo.

Além dos cursos ofertados pelo Senai, os participantes também tiveram acesso a oficinas com o Programa Acessuas Trabalho, com orientações de produção de currículos e preparação para entrevistas. Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, essa integração de políticas públicas é uma das estratégias do Governo de gerar autonomia às famílias atendidas pelos programas habitacionais. “Eu quero fazer esse reconhecimento a cada profissional que recebeu seu diploma hoje, porque isso é resultado do esforço deles também. Não adianta a Prefeitura se empenhar com esses projetos, se a população não abraçar. Nós vamos seguir caminhando juntos para fortalecer os condomínios residenciais, conectando políticas públicas, como a da assistência social e da habitação. Esse é o nosso compromisso de cada vez mais fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias que são público-alvo dessas duas políticas”, afirmou Michael.

A moradora do Vila Elisa, Kátia Teles, participou das turmas de produção de salgados e folhados. Ela relatou que o curso proporcionou a ela a segurança para abrir o próprio negócio. “Foi uma experiência boa. Eu já fazia salgados antes, mas eu fazia do jeito que eu aprendi na internet. Depois que eu entrei no curso, aprendi a fazer de forma mais profissional e econômica. Foi uma experiência maravilhosa, que abriu mais portas. Eu já tenho planos para abrir o meu próprio negócio. Já estou comprando as minhas coisinhas e pretendo fazer isso até o final deste ano”, contou Kátia.

Sobre os cursos

A parceria entre a Prefeitura e Senai proporcionou a oferta de cinco cursos. Na área de alimentos, foram ofertados os cursos de produção de salgados e folhados, produção de bolos e tortas, pães especiais – massa doce e pães especiais – massa salgada. Todos ministrados dentro da unidade móvel do Senai, que foi equipada para atender à finalidade das capacitações e fixada nas proximidades das áreas contempladas. Já o curso de operador de empilhadeiras à combustão foi ofertado na sede do Senai. Para facilitar o acesso às aulas, a Semdes proporcionou o transporte para os estudantes durante todo o período de realização do curso.

De acordo com o coordenador de cursos do Senai, todos os cursos apresentaram uma boa aceitação entre os moradores. “As turmas foram cheias, muitos alunos se capacitaram. A gente entrou com uma quantidade já no limite de cada curso e praticamente todos se formaram com pouquíssimas desistências. O resultado disso é: pessoas capacitadas ingressando no mercado de trabalho e pessoas abrindo o próprio negócio”, avaliou o coordenador.

A realização dos cursos também contou com a parceria das secretarias municipais de Serviços Públicos (Sesep) e de Educação (Smed), que ofertaram o apoio com a infraestrutura de iluminação, limpeza pública e disponibilização de instalações da escola e da creche, localizadas no território do Vila Elisa, no Espírito Santo.