A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Serviço Nacional de Aprendizagem Profissional (Senac) firmaram um convênio de educação profissional que irá oportunizar, de forma gratuita, mais de 200 vagas em cursos profissionalizantes à população.

O convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira (16), pela prefeita Sheila Lemos, que ressaltou a parceria como algo que renderá resultados positivos para o município. “Hoje em dia, a gente percebe que muitos finalizam o ensino médio, viram apenas ex-alunos e não se profissionalizam nem em cursos técnicos, às vezes, por falta de oportunidades. Então é uma alegria contar com essa parceria tão valiosa com o Senac, que vai gerar mais renda e, consequentemente, mais empregos para essas pessoas”, afirmou a prefeita.

Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Prefeitura e Senac estão oferecendo os cursos de costura, manicure e pedicure, cuidador de idosos e crianças, e assistente administrativo. Todas as vagas já estão preenchidas e os cursos começam na próxima segunda-feira (19), no espaço da Coordenação de Economia Solidária, onde os profissionais do Senac darão as aulas.

A gerente da unidade do Senac, em Vitória da Conquista, Gygyane Ferraz, disse que essa parceria é muito significativa, pois a função social do Senac é capacitar pessoas para o mundo de trabalho. “A gente encontrou essa abertura aqui no município para que pudéssemos trabalhar os cursos do Programa Senac de Gratuidade em parceria com a prefeitura. Isso quer dizer que o município disponibilizou espaços adequados e nos destinou o público certo para que a gente pudesse realizar esse programa, e essas pessoas terão a oportunidade de ter uma formação profissional”, pontuou Gygyane.

Também presentes no momento da assinatura, as amigas Rosimária Silva, de 40 anos, e Jádira Ribeiro, de 54 anos, informaram que já tinham um pouco de intimidade com costura, mas aproveitaram a oportunidade para se matricularem juntas no curso. “Eu já tinha essa vontade de fazer, tinha uma pequena noção, porque já trabalho com artesanato e minhas próprias coisas já corto e costuro, mas tem coisas que ainda não sei. Quando eu soube dessa novidade, fomos as primeiras a fazer a matrícula. Estou muito feliz com essa oportunidade que a Prefeitura e o Senac deram pra gente”, afirmou Rosimária.

Para Jádira será o momento de realizar um sonho da juventude: “Eu sempre gostei de costurar desde muito nova, tenho máquina há muitos anos, mas eu nunca fiz um curso. Fiquei muito feliz e me animei quando minha amiga me chamou pra fazer o curso. Em breve vou andar toda no estilo de roupas feitas por mim”, comemorou Jádira.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, essas qualificações profissionais poderão ser, no futuro, possibilidades de mão de obra para o polo têxtil. “Os empregos existem, mas falta qualificação. Então esse convênio, assinado pela prefeita e pelo Senac, vai oportunizar vagas de emprego e qualificação para o mercado. Além disso, o polo têxtil tem uma possibilidade enorme e vai precisar desses profissionais qualificados daqui a um ano e meio, dois anos”, concluiu o secretário.

Os cursos terão duração de seis meses e, ao final, os alunos receberão um certificado internacional, que será válido para atuarem até em outros países.