Na manhã desta terça-feira (17), a Secretaria de Infraestrutura Urbana promoveu mais uma reunião para abordar e esclarecer as diretrizes para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e o Plano Urbanístico do Distrito Aeroportuário (PDAP).

A reunião aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde e foram convidados a participar representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA), Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Bahia (IAB-BA), Sinduscon-BA, empresários da construção civil do ramo imobiliário, construtores e os profissionais arquitetos e engenheiros civis.

Na oportunidade, todos puderam esclarecer dúvidas relacionadas a implementação do Plano Diretor junto à coordenação da Fundação Escola Politécnica da Universidade Estadual da Bahia (FEP – Ufba) – empresa contratada pela Prefeitura Municipal para elaborar o PDDU e o PDAP.

O objetivo foi fazer um alinhamento em relação aos últimos meses da elaboração do Plano Diretor, que é um momento de discussão e aprofundamento das propostas, como explica Liana Viveiros, coordenadora técnica da FEP: “Foram discutidas algumas questões relativas à legislação aeroportuária, as limitações e algumas preocupações de entidades em relação à ocupação da área “.

A coordenadora ainda pontua que um dos conteúdos que também foi abordado na reunião diz respeito à estratégia de implementação, que inclui a construção de um sistema de informações e de um quadro de indicadores.

Para o Secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, a reunião serviu para estreitar os entendimentos entre os setores. “O PDDU não vem pronto, ele é construído, junto com a FEP, que vai dar as diretrizes à Prefeitura de Vitória da Conquista, os técnicos da cidade e as entidades de classe. É um produto feito pela coletividade para nossa cidade”, destaca o secretario.

A partir dessa reunião, será organizada uma agenda de trabalho para os próximos três meses de discussão de temas específicos com os diversos segmentos da sociedade e com a equipe técnica da prefeitura.