A ideia é que a prática de atividades físicas se torne uma rotina para o maior número possível de pessoas

Nesta quarta-feira, 29, a Administração Municipal está mobilizada para incentivar a participação da população de Vitória da Conquista no Dia do Desafio. A iniciativa, de caráter internacional, é realizada no município pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a Prefeitura. Neste ano, Vitória da Conquista disputa com a cidade gaúcha de Canoas, para ver qual das duas consegue mobilizar o maior número de habitantes a praticar atividades físicas ou esportivas durante pelo menos quinze minutos.

Por parte do Governo Municipal, foram mobilizadas principalmente a Secretaria Municipal de Saúde, que levou a prática de atividades físicas a todas os setores da secretaria; a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, que coordenou as atividades de forma geral.

Vitória da Conquista participa do Dia do Desafio pela sexta vez consecutiva. “É um ponto de partida para que as pessoas se conscientizem da importância da prática de atividades físicas no dia a dia”, explica o coordenador municipal de Esporte e Lazer, Juarez Júnior. Para participar, basta a qualquer pessoa praticar atividades como caminhar, correr, pedalar, nadar, alongar ou participar de atividades laborais que exijam esforço físico.

Segundo Juarez, é importante que as pessoas participem, mas que as atividades físicas não se limitem ao Dia do Desafio. “Que isso passe a ser uma rotina, pois não adiantaria fazer um esforço de mobilização e nos outros dias voltar ao sedentarismo”, diz.

Iniciativa internacional – O Dia do Desafio é realizado em todo o continente americano, com o apoio da Federação Pan-Americana de Esporte para Todos (FEPADET), e difusão mundial pela The Association for International Sport for All (TAFISA) – instituição internacional de promoção do esporte para todos. A partir deste ano, ele integra a Campanha Move Brasil, inciativa que busca ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

Quem participar do Dia do Desafio já pode anotar os números de telefones e registrar sua participação: (77) 3426-3131 / 3426-2931 (SESC) / 3422-8215 / 3422-3929 (PMVC)