Notícias
Postado em 7 de novembro de 2013 as 17:40:00
Representantes do Governo Municipal e da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira, 7, no Salão Nobre do Gabinete Civil, para discutir o processo de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Vitória da Conquista. A rede consiste em um sistema integrado que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil.
A proposta maior é simplificar procedimentos e reduzir a burocracia. Isso ocorre porque o sistema propõe a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas. Todo esse mecanismo foi discutido na Prefeitura, com a presença do presidente da Juceb, Francisco Nobre de Oliveira, do vice-prefeito Joás Meira, representantes da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista (Acivic), do assessor especial, Rivelito Teixeira, e representantes das secretarias municipais de Governo, Meio Ambiente e Finanças.
De acordo com o vice-prefeito, a Prefeitura já fez a assinatura da adesão ao sistema, que aguarda agora o cumprimento de todas as etapas para implantação. “A partir dessa reunião, foram passadas novas orientações e tomadas novas decisões no sentido de agilizar, pois a Redesim é um processo importante na abertura de novas empresas, no cadastramento, recadastramento e nas questões contratuais”, declarou Joás.
Para o presidente da Juceb, a parceria estabelecida com o Governo de Vitória da Conquista é fundamental. “É de interesse tanto da Prefeitura quanto da Juceb atender melhor o cidadão, e a Redesim é um sistema que vem para agilizar a implantação de novas empresas no município, com maior agilidade no atendimento à população”, declarou.
Durante a reunião, a inspetora geral de Rendas, Marivone Batista, e o secretário Municipal de Finanças, Mizael Bispo, foram indicados para fazer a interlocução da Redesim. “Essa indicação é muito importante porque passamos a ter um interlocutor único dentro do Governo Municipal para poder disseminar conhecimento e a cultura da Redesim dentro da Prefeitura”, contou o Francisco.
Após implantado, o sistema da Redesim terá um módulo específico que possibilitará a consulta prévia de endereços para que o empreendedor possa verificar automaticamente a possibilidade de exercício da atividade desejada no local escolhido.