Educação
Postado em 22 de julho de 2022 as 16:44:40
A partir desta segunda-feira (25), Vitória da Conquista será o primeiro município na Bahia a receber o projeto “Esporte para além das fronteiras”, do Instituto Irmãos Nogueira, que tem à frente dois dos maiores nomes das artes marciais do Planeta, Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro. A implantação do projeto na cidade é resultado de uma parceria do instituto com a Secretaria Municipal de Educação (Smed). O lançamento ocorrerá, a partir das 10h, na Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama.
Por meio do “Esporte para além das fronteiras”, estudantes da Rede Municipal de Ensino terão acesso gratuitamente a aulas de artes marciais, tendo como referência um programa pedagógico estruturado pelos irmãos e que já é aplicado em várias partes do mundo. O objetivo é, a partir da prática esportiva, contribuir no aprendizado desses alunos, trabalhando com eles, sobretudo, os valores morais e os princípios que norteiam a conduta diária, em especial, a ética.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, as expectativas quanto aos resultados do projeto são bastante positivas, afinal, a união entre esporte e educação é fundamental para a formação cidadã. “Principalmente, porque a prática esportiva contribui para a disciplina, concentração e foco. Temos certeza de que o ‘Esporte para além das fronteiras’ trará benefícios consideráveis para a educação da nossa cidade”, enfatizou a gestora.
Otimismo também é o sentimento dos próprios Minotauro e Minitouro, os irmãos Nogueira, que estarão presentes no lançamento. Nascidos em Vitória da Conquista, eles esperam transformar muitas vidas a partir do esporte. “Nossa expectativa é muito grande, com a implantação do polo do projeto na nossa terra natal, pela qual temos um carinho enorme. Sabemos que poderemos trabalhar com muitas crianças, muitas famílias e ajudar na educação, na luta contra a evasão escolar. Nossa intenção é formar faixas pretas da vida”, assegurou Minotauro.
O primeiro núcleo do “Esporte para além das fronteiras” em Vitória da Conquista vai beneficiar 200 crianças matriculadas na Escola Municipal Lycia Pedral. Mas, o objetivo do Governo Para Pessoas é que o projeto atenda um total de 1.200 estudantes da Rede Municipal de Ensino, com idades que variam entre 8 e 14 anos, com a abertura de novos núcleos até 2023.