Desenvolvimento Social
Postado em 29 de junho de 2022 as 19:03:17
A Fundação Roberto Marinho/Canal Futura realizou, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, o projeto “Crescer Sem Violência” para os profissionais que atuam no atendimento a crianças e adolescentes no âmbito governamental e não governamental. O projeto, que conta com o apoio da ChilHood Brasil e Unicef, tem por objetivo disseminar informações de qualidade e metodologias para o enfrentamento das múltiplas formas de violências contra crianças e adolescentes de modo informativo, atraente e sem exposição das vítimas.
Para socializar e encerrar o projeto, que começou em Vitória da Conquista em janeiro deste ano, foi realizado, nesta terça-feira (29), auditório da Faculdade Santo Agostinho, um encontro com todos os participantes da formação on-line. A abertura do evento contou com as participações da representante do Canal Futura, Ana Amélia Melo, do secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias; da secretária municipal de Saúde, Ramona Cerqueira; da coordenadora do Programa de Pacificação de Conflitos da Secretaria Municipal de Educação, Políminia Cassimiro; da coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Carla Mascarenhas; da conselheira tutelar, Rosemeire Gomes; e da delegada titular da delegacia da Mulher, Gabriela Garrido;.
“Nós estávamos contando os minutos para estar aqui presencialmente, já que os encontros, até este momento, foram virtuais, e agradecer todo carinho e acolhida de Vitória da Conquista”, comentou Ana Amélia, que destacou a alegria da Fundação e Canal Futura de estarem no município. “Um território que é referência nacional na política de proteção de crianças e adolescentes. A gente espera que este processo do “Crescer Sem Violência”, que durou seis meses, com a temática do enfrentamento às violências sexuais a partir da educação sexual, possa continuar nas ações intersetoriais realizadas com muita maestria por vocês”, afirmou.
O secretário Michael Farias lembrou a todos os participantes que a parceria com a Fundação Roberto Marinho é resultado de um amplo processo de decisão política que começou em 2018, com a parceria da ChildHood Brasil, para implementação da Lei da Escuta Protegida. “Neste processo de implementação, a gestão teve que fazer uma mudança estrutural em toda rede de proteção à criança e ao adolescente. A partir deste esforço coletivo, nós fomos o primeiro município do Brasil a implantar um Complexo de Escuta Protegida e também a construir os fluxos e protocolos de atendimento integrados para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. Avançamos muito e queremos avançar ainda mais, por isso, agradecemos a Fundação à confiança na gestão municipal e esperamos continuar com esta parceria”, declarou Michael.
O facilitador do encontro e representante do projeto, Roberto Souza, contextualizou a execução do projeto em Conquista e falou sobre o momento presencial. “Hoje, o nosso objetivo é celebrar e ouvir os participantes da formação e também os adolescentes que fazem parte do Núcleo de Cidadania Adolescente (NUCA). O Crescer Sem Violência é um espaço de circularidade, desde 1997, ele é baseado em escuta, nossa produção audiovisual é toda baseada em escuta, de criança, adolescentes, pais, professores, representantes dos conselhos de direitos da criança e do adolescente, conselhos tutelares”, explicou Roberto que definiu a geografia de Conquista como um grande abraço, “O Crescer Sem Violência fica feliz por ter sido abraçado por vocês”.