Notícias
Postado em 28 de setembro de 2017 as 09:09:32
Com o objetivo de receber assistência técnica da Fundação Pedro Calmon, a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes está firmando parceria com o órgão da Secretaria de Cultura do Estado. Na última segunda-feira, 25, o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, assinou ofício, manifestando interesse em formalizar o convênio de cooperação técnica, e o plano de trabalho que a Biblioteca pretende executar.
Para a secretária municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Tina Rocha, o acordo trará benefícios para o Município: “No momento que firmamos uma parceria neste padrão, começamos a receber livros, os equipamentos podem ser renovados, treinamentos serão oferecidos. Vai ser muito importante para a nossa biblioteca que há cinco anos não recebe novos exemplares”.
O secretário municipal da Transparência e do Controle, Diego Gomes, explicou que a partir da assinatura do plano de trabalho, a Fundação encaminha o convênio e o prefeito vai ratificar o acordo. Diego, que já havia se reunido, em Salvador, com a gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas, Lídia Fonseca, e é ele também que vai entregar a documentação à diretoria da Pedro Calmon, na capital baiana.
Segundo o secretário, mesmo não tendo custos financeiros, algumas questões devem ser observadas no termo: “O município, assim como a Pedro Calmon, tem algumas obrigações: precisa manter a Biblioteca funcionando, realizar atividades na biblioteca, encaminhar servidores para cursos oferecidos pela instituição – e já estamos no compromisso de enviá-los na próxima capacitação, que deve ocorrer ano que vem, além de emitir relatórios trimestrais”.
Primavera dos Museus – Na reunião, realizado no Gabinete Civil, o gerente da Biblioteca Municipal, Yuri Hatgivagiannis comentou sobre as ações desenvolvidas no espaço, entre elas a Primavera dos Museus, evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) durante a última semana. Segundo ele, a exposição do acervo histórico será mantida até o próximo mês devido aos pedidos de escolas públicas e privadas da cidade, interessadas em enviar estudantes para conhecer o material exposto.