Servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e guardas civis municipais participam de curso básico para formação de uma brigada de incêndio. O treinamento, que é promovido pela Prefeitura Municipal e o 7º Grupamento de Bombeiros Militar Militar (7º GBM), segue até esta sexta-feira (3).

Técnicas de combate a incêndios, primeiros socorros e organização de material e pessoal durante incêndios são alguns dos temas abordados nas aulas práticas e teóricas.

Para o capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Willyan Charles Batista, o trabalho da brigada é de grande relevância. “Este ano tivemos o dobro de incêndios em relação ao ano passado e a brigada sempre atua no início dos trabalhos de combate ao fogo”, disse.

Para Pedro França, o curso auxiliará no melhor atendimento à população.

“Os brigadistas têm feito um excelente trabalho na cidade, apagando incêndios antes que tomem grandes proporções; no entanto já nos deparamos com situações de incêndios de grandes proporções e as equipes trabalharam em conjunto com o Corpo de Bombeiros,” avaliou a secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.

A gestora lembrou ainda que os brigadistas atuais participaram da primeira turma em 2019. “Essa é a segunda turma e agora vamos poder contar com alguns guardas municipais para integrar a equipe de brigadista do meio ambiente”, ressaltou.

Agora o servidor Francisco Chaves sabe como agir em casos de incêndios

Os participantes aprovam a iniciativa. “Adquirir conhecimentos dessa natureza nos auxiliam a prestar um melhor atendimento”, declarou o guarda civil Pedro França. E Francisco Chaves, que atua na Praça da Juventude, completou: “estou muito feliz com essa oportunidade, que para mim é a realização de um sonho. Além disso, trabalho ali na praça e muitas vezes vejo focos de incêndio. Agora estou sabendo como agir nesses casos”, concluiu.