Cerca de 50 trabalhadores do setor industrial de Vitória da Conquista participam, hoje (13) e amanhã (14), do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, oferecido graças a uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), e o Grupamento de Bombeiros Militar. As aulas estão sendo ministradas no Mercado Municipal do Bairro Brasil.

Com carga total de oito horas, o conteúdo envolve estratégias de enfrentamento a princípios de incêndio, orientações sobre como agir em casos de acidentes com produtos químicos e noções básicas de primeiros socorros. O primeiro dia foi destinado à aplicação de conceitos teóricos. No segundo, será a vez das atividades práticas. Os participantes receberão certificados de brigadistas, o que permitirá que eles atuem nessa área em seu ambiente de trabalho.

“Basicamente, o objetivo é proporcionar um aprendizado de combate ao princípio de incêndio, atendimento pré-hospitalar e abandono de área. Eles vão passar por esse curso para sair com os certificados e atuarem como brigadistas nas empresas onde trabalham. Com esse conhecimento básico de combate ao princípio de incêndio, eles vão ser a primeira resposta, caso o local onde eles trabalham tenha alguma ocorrência de incêndio, ou se uma pessoa precisar de atendimento pré-hospitalar”, informou o soldado João Paulo Chagas, responsável por ministrar o curso.

Entre os trabalhadores, alguns já tinham algum conhecimento prévio sobre o tema, como o técnico de segurança do trabalho João Vítor Araújo, funcionário da VCA Construtora. “Trabalhei cinco anos numa empresa de energia, e é sempre bom reforçar esse treinamento de primeiros socorros e combate a incêndios”, disse. Segundo ele, o curso é importante para o aprimoramento profissional e para a garantia da segurança nas obras de que participa. “Estou participando porque, na obra em que atuo, estarei sendo o principal responsável por disseminar este treinamento aos nossos colaboradores. É uma instrução de excelência. Está sendo um curso bem produtivo, que vai agregar demais, até na questão do meu currículo”, comentou João Vítor.

A avaliação também é positiva para o servidor público municipal Marcelo Rocha. Ele trabalha no Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador (Nast), setor vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi). “Esta é uma oportunidade excelente, que deveria ter em todas as cidades. Às vezes, tem um pequeno incêndio em casa ou no trabalho, e as pessoas não sabem como agir. Com esse curso, elas já estão aptas a saber como lidar no caso de emergências”, observou Marcelo.

Efeitos positivos

“O Corpo de Bombeiros é um grande parceiro do Governo Municipal neste projeto”, destaca o coordenador Socioprofissional e de Apoio à Indústria e Comércio da SMDE, Paulo Williams Rocha, que concorda com a noção de que o curso será benéfico para os participantes, tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. “Este treinamento tem importância e relevância para as indústrias de Vitória da Conquista, na proteção do patrimônio e da vida dos cidadãos conquistenses. É uma iniciativa do Governo para Pessoas que repercute positivamente, não somente no dia-a-dia dos trabalhadores da indústria, mas também nas suas respectivas vidas cotidianas, com efeitos positivos sobre as famílias envolvidas”.