Os preparativos para a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista, realizada pela Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), em parceria com a Prefeitura Municipal, seguem a todo vapor. A festa acontece a partir desta quarta-feira (5) e segue até 9 de junho, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, e terá os portões abertos ao público, sendo essa a condição do Governo Municipal para o apoio ao evento.

“A Exposição já faz parte da realidade da região e é parte da cidade. A gente conhece a Exposição e o amor da população pela festa, e as pessoas pediam que fosse feita com as portas abertas. A gente sabe que o assalariado, o trabalhador, para vir com a família, esposa e filhos, ele tem que pagar transporte e é muito difícil. Então, nós conversamos com a Coopmac e, nessa parceria, vamos oportunizar que os portões estejam abertos para toda a comunidade”, disse a prefeita Sheila Lemos.

A Prefeitura está participando com a parte de limpeza e iluminação do parque, realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep). De acordo com o secretário Luís Paulo, a Sesep está cuidando da coleta de resíduos no interior do parque, roçagem e capina da vegetação interna e externa, pintura dos currais, caiação das ruas internas e adjacentes ao parque.

Além disso, a Sesep, por meio da Coordenação de Iluminação Pública, fez a substituição de 127 lâmpadas vapor de sódio por luminárias LED 100w, para garantir um ambiente mais alegre e seguro. Também ficou encarregada da implantação de postes cedidos pela Coopmac para ampliação da rede de iluminação nos locais da exposição.

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, destacou o evento como de grande importância para a cidade e para o agronegócio local “Sabemos que é uma festa de orçamento caro, mas, com muito esforço e altruísmo dos patrocinadores e dos parceiros, conseguimos os portões abertos, inclusive para os shows, porque é uma festa de relevância para a nossa cidade. Nós teremos palestras, exposições, leilões, treinamentos, cursos e troca de experiências”, disse, acrescentando: “Conquista vai receber representantes de vários estados, que vem trazendo novas tecnologias para somar com o agronegócio e com a agricultura local”.

Além dos cursos e projetos tecnológicos, a Exposição Agropecuária vai contar com serviços de saúde, a exemplo da vacinação humana e de cães e gatos, atendimento médico de emergência e ação educativa do Centro de Apoio e Atenção à Vida (Caav).

Autonomia e proteção

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres estará presente na Exposição Agropecuária com a Sala da Mulher Empreendedora, que vai realizar formalização de MEI e cadastro para o Programa Mulheres que Conquistam, e a Coordenação de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, com orientação sobre a Rede de Proteção. “Estaremos com os dois temas que a gente mais trabalha na Secretaria da Mulher, que é autonomia e proteção”, disse a secretária Viviane Ferreira.

Economia

Em termos econômicos, a expectativa da Coopmac é que a 53ª Exposição Agropecuária de Vitória da Conquista movimente algo em torno de R$ 100 milhões em transações comerciais, devido às oportunidades oferecidas. “Vamos reunir os melhores animais da região, de caprinos, bovinos, equinos, ovinos, além do entretenimento, parque de diversões, rodeios. Muitas atividades, troca de experiências, vai ser muito grande”, garantiu Isaac Figueira, presidente da Coopmac.