A Prefeitura de Vitória da Conquista e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) deram posse aos conselheiros tutelares que atuarão no quadriênio 2024-2028.

Além dos novos conselheiros e suas famílias, a cerimônia realizada nesta quarta-feira (10), no auditório da Fainor, contou com a presença de representantes do Governo Municipal, do judiciário e da sociedade civil.

Representando a prefeita Sheila Lemos, o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, reforçou que a política da Infância e Adolescência é prioridade do Governo Municipal e por isso tem recebido o reconhecimento nacional. “O dia de hoje representa também o compromisso do nosso governo em continuar investindo em um órgão que é tão significativo na vida de nossas crianças e adolescentes”, completou.

O secretário também anunciou a criação de mais um Conselho Tutelar. “Nas próximas semanas e com o retorno dos trabalhos do Legislativo Municipal, a prefeita Sheila Lemos vai encaminhar o Projeto de Lei que cria o quarto Conselho Tutelar de Vitória da Conquista “, afirmou.

O presidente do Comdica, Joabe Silva, lembrou que a posse é a culminância do processo eleitoral que teve início em abril de 2023, e que levou mais de 11 mil conquistenses às urnas no último mês de outubro. Ainda segundo Joabe, o apoio da Administração Municipal ao órgão é fundamental. “Para que possa funcionar, o Conselho Tutelar precisa de toda uma estrutura e Vitória da Conquista tem isso. Cada Conselho Tutelar tem seu local de funcionamento, seu veículo próprio e servidores”, destacou.

Conselheira tutelar pela primeira vez, Mickelle Xavier tem expectativas positivas para o trabalho. “A minha expectativa é poder, de fato, trabalhar e conhecer todas as demandas relacionadas à criança e ao adolescente dentro da nossa realidade e contribuir ao máximo para que sempre seja garantido o direito tanto da criança e dos adolescentes quanto das suas famílias”.