Iniciativa oferece atividades socioeducativas a 100 estudantes da Rede Municipal; renovação de convênio foi formalizado nesta sexta-feira, 27

Além de cursar pela manhã o 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Lizete Mármore, no bairro Miro Cairo, a estudante Maiane Silva, 15 anos, vai três vezes por semana à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Ali, no turno oposto ao de seus estudos regulares, ela pratica dança, canto coral e handebol. Tudo isso de forma gratuita.

Essa oportunidade é possível graças ao programa AABB Comunidade, que oferece atividades socioeducativas a 100 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, matriculados em quatro unidades de ensino da Rede Municipal. Além da Lizete Mármore, participam a Gildásio Castro (Henriqueta Prates), a Antônio Hélder Tomaz (Nova Cidade) e a Lycia Pedral (Alto Maron).

Entre os critérios para a escolha das escolas participantes, há o fato de seus alunos estarem inseridos em situações de vulnerabilidade social. No programa, os educandos podem escolher entre atividades esportivas como judô, capoeira, futebol, natação, handebol e vôlei, e oficinas artísticas, a exemplo da dança, do artesanato e do xadrez.

“Além de vir para aqui, a gente tem grandes oportunidades no futuro, de aprender várias coisas para poder desenvolver mais”, avalia Maiane.

A mãe de Maiane, Maria José Silva, 50, diz que se sente “mais segura” por saber que, durante o turno oposto ao das aulas, sua filha está no AABB Comunidade, e não nas ruas. Além de Maiane, outros dois de seus oito filhos também passaram pelo programa e, depois que atingiram a idade-limite de 18 anos, passaram a trabalhar na própria AABB. “Eu me sinto segura, porque tira as crianças da rua. É um programa muito bom”, analisou Maria José.

‘Colhendo frutos’ – E na tarde desta sexta-feira, 27, Maria José e Maiane tiveram a certeza de que essa prática de atividades artísticas e esportivas vai continuar, tanto para ela quanto para as outras crianças e adolescentes beneficiados pelo programa. Durante uma cerimônia* na AABB, foi formalizada a renovação do convênio entre a Prefeitura e a instituição, através da Secretaria Municipal de Educação – o que garantirá a continuidade do projeto, que atua em parceria com o município há 17 anos.

“Não tem outra maneira de você resgatar crianças e adolescentes. A maneira é essa. É a educação, a cultura, o esporte, o lazer. Não tem outra ferramenta”, argumentou o prefeito Herzem Gusmão, ao anunciar formalmente a renovação da parceria.

“Claro que, em primeiro lugar, é a educação primeira maneira. A da família, em casa, que nós chamamos de educação de berço. Os pais precisam preparar os filhos. E às vezes, neste caminho, vão encontrar oficinas nobres, como estas que eu estou vendo aqui”, complementou o gestor. “Tenho certeza de que daqui nós iremos colher, já estamos colhendo, frutos desse trabalho. Não tem por que a Prefeitura estar ausente”.

‘Filhos bem cuidados’ – O presidente da AABB, Renan Olímpio, celebrou a oficialização do convênio. “Graças a Deus, nosso projeto voltou, e voltou mais forte”, disse. “Agradecemos a toda a Administração por todo o apoio”.

Para o coordenador pedagógico do AABB Comunidade, Benício Lemos, as perspectivas futuras dos atuais educandos podem ser analisadas de acordo com os resultados já obtidos com o programa. “Para a gente, é muito louvável esse trabalho com as crianças, porque a gente sabe que tem resultado”, observa Lemos.

*Além do prefeito, do presidente da AABB, do secretário de Educação, Marcelo Melo, e de Maria José (representando os pais dos educandos), participaram da cerimônia o gerente de governo do Banco do Brasil (BB), Eduardo Falcão, o gerente da Agência Centro do BB, Rosemário Pereira, e o vereador Jorge Bezerra.