A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, nessa terça-feira, 23 de setembro, uma nota técnica sobre a febre Chikungunya para todas as unidades de saúde do município, particulares e públicas, com o objetivo de que todos os profissionais de saúde estejam atentos aos sinais e sintomas suspeitos da doença. No Estado da Bahia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), já foram confirmados cinco casos da doença, em Feira de Santana.

A febre Chikungunya é uma doença causada por um vírus do gênero alphavirus, da família togaviridae, transmitida por mosquitos do gênero aedes, sendo o aedes aegypti e o aedes albopictus os principais vetores. Com sintomas parecidos com o da dengue, a febre Chikungunya, caracteriza-se também por fortes dores nas articulações.

Em Vitória da Conquista, até o momento, nenhum caso foi notificado, mas a Secretaria de Saúde está atenta e orienta a população a continuar evitando água parada em reservatórios descobertos em suas residências para evitar a proliferação do mosquito que transmite a dengue e a febre Chikungunya.