Mais uma ação de fiscalização com fins educativos foi realizada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) na manhã deste domingo (3). A equipe esteve na Feira do Rolo, no Bairro Brasil, distribuindo máscaras e orientando a população quanto ao seu uso. A ação, executada pelo setor de Posturas, contou com a parceria da Secretaria de Saúde, da Secretaria de Mobilidade Urbana, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Foram distribuídas 800 máscaras somente neste domingo na Feira do Rolo

“Nós sabemos a importância de exigir o uso da máscara e eu ouvi muitas reclamações da Feira do Rolo durante a semana. E aí surgiu a ideia de chamar mais parceiros para fazer uma ação educativa hoje, na exigência do uso da máscara para comerciantes e também clientes”, explica o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Santos.

De acordo com o secretário, na última semana já haviam sido distribuídas 400 máscaras no local. Neste domingo, mais 800 máscaras foram disponibilizadas aos comerciantes e clientes que frequentavam a Feira do Rolo.

Para o feirante George Almeida, a fiscalização auxilia na segurança de todos

“Na minha opinião, está de parabéns a Prefeitura, toda a equipe; porque é pela nossa segurança. Quanto mais a gente se prevenir, melhor”, avalia o feirante George Almeida. “Essa doença não está pra brincadeira, e vamos estar em equipe, com vocês, trabalhando e nos ajudando, e a gente agradece muito. Eu fico muito grato da minha parte, e creio que para todos nós”, finaliza.

Adelson Oliveira, que trabalha há 10 anos na Feira do Rolo, também aprovou a iniciativa. “Eu acho certo, é muito bom, gostei do que vocês estão fazendo. Protege todo mundo, tanto o feirante, o cliente, quanto o vendedor”, afirma.

O comerciante Adelson Oliveira também aprovou a ação

A Vigilância Sanitária também participou da ação, com atenção voltada especialmente ao setor alimentício. “Na questão da própria assepsia, na questão da higienização, no cuidado do uso da máscara”, exemplifica o coordenador do órgão. “Passando as orientações necessárias: o distanciamento, a manipulação do produto. Então a Vigilância acaba cobrindo toda essa situação, além da questão da Covid, como a questão do risco sanitário”, conclui.

A Polícia Militar foi parceira da Prefeitura na iniciativa, fornecendo três viaturas para acompanhar a fiscalização. “A Polícia Militar tem missão constitucional da disseminação de informações verídicas no combate e prevenção ao coronavírus. É uma missão educativa, através da secretaria competente, para conscientizar a população da importância que tem em relação à prevenção e ao combate ao coronavírus”, destaca o subtenente Santos.

A fiscalização foi realizada pela Sesep em parceria com a Vigilância Sanitária, o Simtrans, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros também deu suporte à fiscalização, inclusive com a veiculação de mensagens educativas no local. “A conscientização da população e distribuição de máscaras é de extrema importância, num período em que o contágio do coronavírus (Covid-19) continua aumentando, e um relaxamento na estratégia de isolamento acontece. A parceria nesta manhã de domingo mostrou-se muito positiva, e o 7° Grupamento de Bombeiros Militar continuará com a sua campanha diária de conscientização nos bairros”, afirma o soldado Ferraz.