Notícia Destaque
Postado em 17 de agosto de 2013 as 18:19:06
A partir dessa segunda-feira, 19, a unidade para atendimento a pessoas com Acidente Vascular Cerebral agudo (AVC)do IBR Hospital começará a atender pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da contratualização com a Prefeitura de Vitória da Conquista. Serão disponibilizados cinco leitos para pacientes acometidos de AVC agudo, regulados pela Central Regional de Regulação de Leitos e pela Central de Regulação de Urgência do Samu 192.
Segundo a superintendente do IBR Hospital, Valéria Tupy, há cerca de um ano a unidade vem se organizando para prestar esse atendimento pelo SUS. “Esta será a primeira experiência de internamento pelo SUS; esperamos oferecer o melhor atendimento à população”, ressaltou.
Para implantação do novo atendimento, a Secretaria de Saúde, por meio da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação do SUS, promoveu inúmeras capacitações para os profissionais da rede municipal de saúde, principalmente os da Atenção Básica e os do Samu 192. Tais atividades foram feitas em parceria com o IBR Hospital.
“Desde o mês de abril, estamos capacitando esses profissionais para identificação precoce e segura desses pacientes, discutindo fluxo de regulação e acesso do paciente ao serviço que será implantado, pois entendemos que essas capacitações são fundamentais para a excelência na utilização desse novo recurso”, esclareceu a diretora de Regulação, Controle e Avaliação no SUS, Jaquilene Lima.
Nos dias 12 e 13 de agosto, foi realizada a última etapa da capacitação. Participaram da atividade, os profissionais da Atenção Básica, da Regulação de Leitos, do Samu 192, do Hospital Geral de Vitória da Coquista (HGVC), da 20ª Diretoria de Saúde (Dires), do Centro Municipal de Atendimento Especializado (Cemae) e prestadores, como o Hospital Unimec e a Santa Casa de Misericórdia.
Para o facilitador da capacitação, Luiz Rogério Sena, médico responsável pela unidade de AVC do IBR Hospital, é fundamental que os profissionais de saúde identifiquem os sintomas e os sinais do AVC no paciente o mais rápido possível. “O tempo é de até 3h30 após o início dos sinais e sintomas, pois é neste intervalo de tempo que nós podemos fazer uso do tratamento com trombolítico”, explicou.
Sobre a doença – O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico é um sangramento no cérebro provocado pelo rompimento de uma artéria ou vaso sanguíneo, em virtude de hipertensão arterial, problemas na coagulação do sangue ou traumatismos. Pode ocorrer em pessoas mais jovens e a evolução é mais grave.
Os principais sintomas são dor de cabeça; edema cerebral; aumento da pressão intracraniana; náuseas e vômitos e déficits neurológicos semelhantes aos provocados pelo acidente vascular isquêmico.