Na tarde desta terça-feira, 29, representantes da Administração Municipal se reuniram no Salão Nobre do Gabinete Civil para discutir a segurança de casas noturnas e estabelecimentos onde há grandes aglomerações de pessoas em Vitória da Conquista. Além da presença de membros da Procuradoria Geral do Município e das secretarias municipais de Saúde, Serviços Públicos, Governo, Cultura e Infraestrutura Urbana, o encontro contou com a participação do líder do Governo na Câmara de Vereadores, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

A reunião teve o objetivo de avaliar as ações preventivas que já são realizadas pelos órgãos responsáveis pela liberação e fiscalização de eventos e espaços e de observar se é necessário adotar procedimentos adicionais para aumentar a segurança dos locais em que há circulação de pessoas.

“Somos uma cidade onde já há um trabalho integrado feito por várias instituições visando garantir a segurança em eventos e demais locais, mas claro que uma tragédia como a que aconteceu na cidade de Santa Maria nos leva a ficar cada vez mais atentos as nossas condições de segurança”, comentou o prefeito em exercício, Joás Meira.

Na ocasião, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, ressaltou que o cuidado com a integridade física e a segurança das pessoas deve ser prioridade na elaboração de qualquer evento. “A contratação da banda e outros gastos são secundários, primeiro é preciso considerar a segurança das pessoas”, disse.

O vereador Florisvaldo Bittencourt, líder do governo na Câmara, apresentou a sugestão de que o Código Municipal de Posturas, que já existe há vinte anos, seja discutido novamente para que, se necessário, sejam feitas alterações e adequações às novas demandas da cidade.

O representante do Corpo de Bombeiros, Major Ayrson Alves, sensibilizado pela tragédia em Santa Maria (RS), falou sobre a responsabilidade dos órgãos públicos de fazer cumprir as normas de segurança para evitar tragédias. “Eu prefiro sofrer as consequências da prevenção, do que as consequências da omissão”, declarou o bombeiro, reafirmando que a vontade de fazer cumprir as normas implica em muito trabalho, mas dá bons resultados. O Major destacou que devido ao trabalho que vem sendo realizado em Vitória da Conquista, a cidade conta com uma rede bem estruturada de hidrantes e há uma inspeção rígidas nos prédios que vem sendo construídos.

A secretária municipal de Saúde, Marcia Viviane, falou do trabalho da Vigilância Sanitária para analisar pedidos de alvará e para fiscalizar o funcionamento dos estabelecimentos comerciais no Município. “Nós só emitimos alvará se o local estiver de acordo com as normas da legislação”, afirmou. A secretária destacou a importância da reunião no sentido de estabelecer o diálogo entre diversos órgãos que trabalham pela segurança da população em diversos aspectos.

O secretário municipal de Cultura, Gildelson Felício, disse que a aplicação de normas vem garantindo a segurança de equipamentos públicos, como o Estádio Lomanto Júnior. Evidenciou a contribuição que o Corpo de Bombeiro tem dado para que sejam realizadas melhorias nesses espaços.

O secretário de Serviços Públicos, Élvio Dourado, e o gerente de posturas, Jordan Luiz Ferraz explicaram que a emissão dos alvarás por parte da Secretaria de Serviços Públicos não se dá isoladamente, mas de maneira conjunta e interdependente da avaliação de outros órgãos de segurança, a exemplo do Corpo de Bombeiros.

O coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, também participou do encontro e destacou a disposição da Defesa Civil para trabalhar na “força tarefa”, com a avaliação cuidadosa destes locais