Prefeitura discute parceria para capacitar servidores e garantir direitos aos trabalhadores do campo
Desenvolvimento Econômico
Postado em 25 de março de 2025 as 16:00:35

A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social
Representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista se reuniram nesta terça-feira (25) com uma equipe da Verité, organização internacional sem fins lucrativos que atua no apoio a ações que promovem direitos laborais e humanos, de forma a contribuir para a sustentabilidade social. O encontro teve como objetivo discutir uma parceria para capacitar servidores municipais que atuam em casos de violações de direitos ou em áreas rurais, especialmente nas lavouras de café.
A reunião contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico. Durante o encontro, a equipe da Verité apresentou a metodologia da organização e explicou que Vitória da Conquista foi escolhida para a parceria devido à sua atuação e por ser um importante polo econômico na produção de café.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Breno Farias, destacou que um dos aspectos que mais chamou atenção no trabalho da Verité é a promoção do trabalho decente, ou seja, um trabalho adequadamente remunerado, exercido em liberdade e segurança, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores. “Tivemos uma noção preliminar do que é o trabalho decente e agora buscaremos trabalhar essas questões junto com os produtores, cooperativas e trabalhadores. Em breve, os profissionais da agricultura serão capacitados para que possamos ir a campo levar essas informações sobre como manter uma boa relação de trabalho entre empregado e empregador”, pontuou o secretário.
- Breno
- Michael
- Marcos
Ao longo da reunião, foi definido que a Verité montará um planejamento para a capacitação das equipes da Prefeitura. O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, ressaltou a importância da parceria para garantir direitos e qualificar os servidores municipais. “Essa parceria é um avanço para garantir que nossos servidores estejam preparados para atuar na promoção do trabalho digno e na prevenção de violações de direitos. A formação irá proporcionar ferramentas essenciais para que possamos fortalecer nossa atuação na rede de proteção e levar informações à população, assegurando condições de trabalho mais justas e humanas para os trabalhadores rurais”, afirmou Michael.
A Verité pesquisa e combate violações dos direitos humanos e trabalhistas em setores agrícolas, fábricas e outros locais de trabalho ao redor do mundo. Na reunião, estiveram presentes o diretor da Verité no Brasil, Antônio Carlos Rosa, e a oficial de Campo, Sílvia Poletti. “A ideia é que possamos apoiar a Prefeitura, criando maior capacidade técnica para que gestores e técnicos municipais possam atuar na promoção do trabalho decente nos setores produtivos da região. Nosso foco principal é o setor do café, mas, ao realizar esse tipo de formação, conseguimos expandir o impacto da política pública e contribuir para um ambiente de trabalho mais justo e seguro para todos os trabalhadores”, explicou Antônio Carlos.

Antônio Carlos e Silvia
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, destacou que a parceria pode fortalecer as ações voltadas para o setor produtivo e para o comércio local, gerando discussões sobre direitos dos trabalhadores e economia solidária. “É muito significativo para nós sermos procurados por uma organização internacional que atua na promoção do trabalho justo. A Verité irá organizar um cronograma de formações específicas para trabalhadores e empregadores, esclarecendo os direitos e promovendo boas práticas no mercado de trabalho. No nosso caso, poderemos ampliar essa discussão para a economia solidária e os trabalhadores do comércio, garantindo que todos tenham conhecimento dos seus direitos e deveres”, afirmou Marcos.