Encontro reuniu equipe do monitoramento da SEAP-BA e representantes da Semdes

No dia 02 de Março, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) se reuniu com a equipe multidisciplinar do Núcleo de Monitoração Eletrônica e Ressocialização de Pessoas (NMR-4), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pessoas do Estado da Bahia (SEAP-BA).

O encontro foi uma demanda das duas partes e teve por objetivo construir um fluxo de encaminhamento de referência e contrarreferência para atendimento pela rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) às pessoas monitoradas pelo núcleo. Participaram da reunião as técnicas do NMR-4 Simone Máximo, Andressa Santos e Cristiane Ribeiro e gestores das unidades das coordenações de Proteção Social Básica e da Proteção Social Especial da Semdes.

Desde que foi implantado, o núcleo já atendeu 80 pessoas com monitoramento eletrônico. “Nosso objetivo é promover a ressocialização destas pessoas para depois de uma escuta identificarmos a demanda de cada pessoa e fazermos os encaminhamentos para rede de assistência. Nossa equipe tenta, por meio deste trabalho, fazer com que estas pessoas compreendam os seus direitos e busquem os serviços, por isso estamos aqui debatendo a melhor forma de encaminhamento”, pontuou a psicóloga do NMR-4 Simone Máximo.

Segundo a técnica de referência do Setor de Avaliação de Demandas (SAD) da Semdes, Adriana Lacerda, a reunião foi importante para organizar a demanda e tirar dúvidas quanto ao atendimento. “Dialogamos a respeito das demandas, encaminhamentos e buscamos de forma conjunta a melhor forma de garantir a essas pessoas o acesso aos direitos socioassistenciais”, esclareceu Adriana.