Prefeita Sheila Lemos e o diretor-superintendente do Sesi Bahia, Armando Costa

Representantes do Serviço Social da Indústria (Sesi) da Bahia participaram de uma reunião, nesta quarta-feira (13), c0m a prefeita Sheila Lemos, com o objetivo de reforçar a parceria da instituição com a Prefeitura. Participaram do encontro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, e a comitiva do Sesi Bahia, formada pelo diretor-superintendente, Armando Costa, a superintendente de Educação e Cultura, Clécia Lobo, o superintendente de Saúde e Segurança da Indústria, Amélio Miranda, e a gerente da unidade do Sesi de Vitória da Conquista, Antônia Bizerra.

De acordo com o diretor-superintendente do Sesi Bahia, o diálogo da instituição com o Poder Executivo é de suma importância para o desenvolvimento das atividades na cidade, de maneira que mais alunos possam participar do futuro que já se desenrola, o da tecnologia. “O nosso principal movimento é em prol da educação básica na Bahia, investindo em profissionalização no tempo certo, e que repercute de maneira positiva em Vitória da Conquista. O investimento em robótica e iniciação científica no ensino médio, por exemplo, é uma ruptura no que os estudantes estão acostumados”, disse Armando. “E nosso intuito aqui, hoje, é apresentar à prefeita os nossos projetos que são customizáveis à realidade de cada cidade”, complementou.

A prefeita Sheila Lemos relembrou que a educação municipal é uma área de destaque no estado, e que mantê-la em pleno desenvolvimento é um dos pilares da gestão. “Em 2023, a educação de Vitória da Conquista obteve o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) entre os municípios baianos com mais de 100 mil habitantes, incluindo a capital, o que comprova nosso interesse em investir nessa área. Quando assumimos a gestão do Município, existiam cinco escolas municipais em tempo integral. Agora, são 22. E, no meu plano de governo, pretendemos alcançar o marco de 44 escolas de tempo integral”, disse a gestora municipal. “Esse diálogo hoje é importante para, dentro da nossa realidade, entender as possibilidades de investir em uma educação cada vez mais inclusiva e de acordo com os novos desafios”, acrescentou Sheila Lemos.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Marcos Ferreira, a reunião foi bastante proveitosa. “O Sesi é um parceiro antigo da SMDE, e, hoje, a discussão foi mais no sentido de investimentos na educação básica para ampliar os avanços na área da robótica. Os projetos do Sesi Bahia já estão em andamento em várias cidades do estado, a exemplo de Candeias, Lagoinhas, Feira de Santana, e podem ser adaptados para Vitória da Conquista, o que é também um tipo de investimento no desenvolvimento econômico da cidade”, explicou Marcos.

O último encontro entre o Sesi e o Governo Municipal aconteceu em maio deste ano, e, além de parceria, focou na ideia de ampliar o reforço escolar para os anos iniciais e abordar os demais eixos desse projeto da Escola Sesi, que são robótica, iniciação científica e arte/cultura. Na ocasião, também tratou de assuntos relativos à Educação de Jovens e Adultos e sobre um projeto educacional que auxilia indústrias locais.

Sesi Bahia

O pensamento sistêmico do Serviço Social da Indústria (Sesi) Bahia, instituição sem fins lucrativos que faz parte do “Sistema S”, inclui a democratização do conhecimento e a disseminação de valores como colaboração e trabalho em equipe. Também visa o desenvolvimento local, estimulando iniciativas junto à comunidade, por meio de pesquisas e resoluções de problemas reais.

O Sesi Bahia foi o primeiro do Brasil a implantar, há mais de 20 anos, o projeto de Robótica Educacional. O foco do Sesi são os gestores e professores, e, consequentemente, o aprendizado dos alunos, para que seja possível a construção de um legado em todo país.