Em audiência com a prefeita Sheila Lemos, na manhã desta terça-feira (11), o delegado regional do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA), Luciano Alves Bomfim, da empresa Prates Bomfim Engenharia, acompanhado de uma comitiva de empresários da área da construção civil, apresentou sugestões para melhorar ainda mais o trâmite de alvarás e licenciamento ambiental de empreendimento em Vitória da Conquista. Na reunião, com as participações do secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, e da secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, também foi discutida a atuação da empresa concessionária da VR 116, Via Bahia.

Os representantes do Sinduscon tomaram conhecimento das ações da Prefeitura para agilizar o atendimento de empresas e cidadãos, com a desburocratização de procedimentos como alvarás e licenças.

A prefeita Sheila Lemos destacou que será feito todo o possível fazer para atrair investimentos e apoiar empreendimentos visando o desenvolvimento da cidade, criar empregos e gerar renda, para melhorar a vida da pessoas e essa orientação tem sido repassada a todo o governo. “O objetivo da nossa gestão é trabalhar para uma Vitória da Conquista cada vez melhor para as pessoas e isso passa pelo estímulo aos empreendedores de nossa cidade e criação de condições para que os processos sejam mais céleres no queue depender da Prefeitura”, disse a prefeita.

O secretário Jackson Yoshiura observou parceria que parceria como a existente entre a público e iniciativa privada proporcionam o crescimento da cidade. Sobre a portaria que agiliza a liberação de alvarás, elogiada pelo Sinduscon, o titular da Seinfra esclarece que a proposta é desburocratizar ao máximo, “mas, ao mesmo tempo manter toda a exigência legal determinada para a construção civil. A mesma rigorosidade, mas pequenas alterações que estão gerando o impacto positivo esperado”.

A secretária do Meio Ambiente informou que será publicada uma portaria, ainda esta semana, para orientar o empreendedor sobre o que realmente precisa para o licenciamento ambiental e de outros processos em que são dispensáveis. Ela disse que há uma demanda muito grande, mas com técnicos muito capacitados a equipe vem desenvolvendo o trabalho. “Vamos publicar uma espécie de cartilha de orientação, para facilitar o entendimento e o preenchimento de todo o processo que é necessário, para trazer mais agilidade e eficiência na elaboração da licença”, anunciou Ana Cláudia,

Para Luciano Bomfim, o encontro foi de suma importância. “O que nós queremos e a administração já tem se mostrado favorável, é que os processos sejam agilizados, no sentido de que os alvarás saiam mais rápidos. Vai trazer benefícios para cidade”. Sobre a questão da Via Bahia, ele afirma que a concessionária “é um entrave a alguns empreendimentos que ficam próximos a sua área de atuação”. Quanto a análise ambiental, o empresário entende que deve ser o mais possível municipalizada, o que gera aceleração para obter a licença. “Nós somos daqui, moramos aqui, queremos o melhor para Conquista. O que nós colocamos sempre é que somos investidores, empresários, mas também visamos o bem-estar comum”, acrescentou.

Também participaram do encontro o secretário Chefe do Gabinete Civil, Lucas Dias, e o coordenador de Urbanismo da Seinfra, Thiago Baleeiro.

Acompanhando o delegado Regional do Sinduscon-BA, estiveram Suérlon Couto, da VCA Construtora, Carlos Henrique de Oliveira, da Gráfico Empreendimentos, Luiz Carlos Carvalho, da Kubo Engenharia; Gilberto Prates, da Prates Bomfim Engenharia e Luiz Edmundo Souza, da E2 Engenharia.