Com a realização de um fórum, na manhã desta quinta-feira (11), com a participação de representantes de empresas, de instituições de ensino superior, a Prefeitura deu mais um passo na criação do Polo Tecnológico de Vitória da Conquista e na formatação do projeto da Lei Municipal da Inovação. O evento aconteceu no auditório do Cemae. A iniciativa do Governo Municipal tem à frente o secretário de Administração, Kairan Rocha, um entusiasta do projeto, com apoio direto da prefeita Sheila Lemos.

Sheila destacou o impacto positivo do polo tecnológico para toda a região

O polo visa a integrar setores da educação e empresas de base tecnológica promovendo integração, capacitação e apoio. Já a Lei Municipal da Inovação pretende estabelecer medidas de incentivo, como redução de IPTU e ISS, às atividades tecnológicas e de inovação realizadas pelas organizações e cidadãos estabelecidos ou domiciliados em Vitória da Conquista. Debatida entre os participantes do fórum, a minuta do projeto de lei está disponível para análise e sugestões nos próximos 30 dias.

Na abertura, a prefeita Sheila Lemos ressaltou que a implantação do polo tecnológico em Vitória da Conquista beneficiará diretamente outros municípios da região Sudoeste e do norte de Minas Gerais. “Já somos polo educacional e de saúde e podemos ser também o centro das inovações tecnológicas da região. Nosso governo é entusiasta na inovação e seguimos motivados e debruçados no apoio ao polo que está surgindo”. Sobre a lei, a prefeita acredita que os incentivos permitirão a instalação de outras empresas na cidade.

Kairan Rocha, secretário municipal de Administração, pasta responsável pelas iniciativas do polo e da lei, lembrou que Vitória da Conquista já tem como característica o desenvolvimento de atividades econômicas diversas. “O papel do Governo Municipal nesse momento é agregar essas empresas e reunir os diferentes atores para que os resultados sejam cada vez melhores”.

O executivo de negócios do Senai Cimatec, Adhvan Furtado, foi palestrante convidado do fórum. Durante sua apresentação, ele ressaltou que por meio da tecnologia, da inovação e da educação será possível a geração de melhores empregos e a elevação da renda, garantindo a presença de profissionais cada vez mais capacitados no município.

Laverty Ladeia (coordenador de Núcleo de TI da Prefeitura), Kairan Rocha, Sheila Lemos, Adhvan Furtado e Victor Dutra (procurador do Município e coordenador executivo do Hyb Sudoeste)