Incentivar a participação popular no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), em Vitória da Conquista, sempre foi uma das principais bandeiras do Governo Municipal para o desenvolvimento da saúde local. Para garantir esta participação de forma equânime, nessa quarta-feira, 30, a partir das 8h, a Prefeitura, por meio da Assessoria de Controle Social, realiza, na Escola de Formação em Saúde da Família, o IV Seminário de Avaliação dos Conselhos Locais de Saúde.

O evento contará com a participação de representantes dos 37 conselhos locais de saúde, do Conselho Municipal de Saúde, do Orçamento Participativo e do Movimento Unificado das Associações Comunitárias. Eles debaterão sobre o controle social no SUS e o seu fortalecimento.

“A intenção do Governo Municipal com este evento é o fortalecimento do SUS, por meio da participação popular que, desde 1997, incentiva a implantação dos conselhos de saúde”, informou a assessora de Controle Social, Suzinete Bonfim.

Atualmente, o Município conta com cerca de 400 conselheiros, que são eleitos pela comunidade, por meio de votação direta. As reuniões acontecem uma vez por mês nas comunidades e discutem, além da saúde local, temas transversais como educação, saneamento básico, limpeza pública, infraestrutura e outros assuntos de relevância para a população.

Durante a reunião, todos os participantes têm direito a voz e voto, sendo o espaço deliberativo reconhecido pela Lei 8.142/1990, que regulamenta a participação popular no SUS.