Marcos Venegas, da Rina, destacou evolução dos profissionais da gestão

A Prefeitura de Vitória da Conquista mantém-se como uma das poucas do Brasil com a certificação internacional ISO 9001 na área de gestão de processos administrativos e execução da folha de pagamento. A auditoria que assegurou o selo foi realizada pela certificadora multinacional Rina Brasil, empresa credenciada pelo Inmetro para atestar a qualidade dos serviços.

A primeira certificação obtida pela Prefeitura foi em 2020, sendo a primeira no Brasil a alcançar esse feito. Nestes dois anos, segundo o auditor Marcos Venegas, da Rina Brasil, houve uma evolução. “Em comparação com as demais auditorias que realizei nos anos anteriores, eu pude ver uma grande evolução no tocante ao sistema de gestão da qualidade e a importância que está sendo dada a isso, inclusive teve agora uma designação de uma equipe para cuidar do sistema de gestão”, relatou.

Para o auditor, a mentalidade entre os servidores da Prefeitura que atuam na área também está evoluindo. “Pude observar nas entrevistas com os gestores, que eles estão vestindo mais a camisa da prefeitura e da política de qualidade”, complementou.

O secretário municipal de Gestão e Inovação, Edivaldo Ferreira Júnior, ressaltou que a manutenção da certificação é uma grande conquista e o reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado pela equipe da secretaria. “O desafio é manter o padrão de qualidade na gestão com foco na melhoria do atendimento ao cidadão”, disse.

De acordo com Patrícia Sinara, gerente de Gestão de Pessoas, o sistema de gestão de qualidade está num processo de melhoria contínua para prestação de um serviço cada vez mais aprimorado. “A auditoria é justamente para poder verificar se o que nós organizamos, quase 40 processos, atendem aos requisitos da norma ISO 9001. Não tivemos irregularidade com as normas exigidas e nos foi apontada apenas uma oportunidade de melhoria. Isso é muito positivo”, afirmou a gerente.