Das 30 práticas premiadas na 5ª edição do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil, sete foram iniciativas de governos municipais. A Prefeitura de Vitória da Conquista foi a única da Bahia, nesta categoria, a receber o prêmio que reconhece as melhores práticas de gestões municipais e de organizações da sociedade civil que contribuem para o alcance dos objetivos do milênio.

A Administração Municipal foi premiada por desenvolver o projeto de Redução da Transmissão Vertical do HIV/Aids, por meio do Centro de Apoio e Atenção à Vida Dr. David Capistrano Filho (Caav). Desde 2007, com o teste rápido de HIV implantado em todas as maternidades do município, Vitória da Conquista não registra nenhum caso de criança nascida com o vírus do HIV/aids.

Bioquímica do Caav, Tereza Moraes, recebeu a premiação das mãos da presidenta Dilma Rousseff. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

Com esta prática, o Governo Federal considerou que Vitória da Conquista atingiu o sexto Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM): combater a aids, a malária e outras doenças.

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta sexta-feira, 23, em Brasília. As técnicas do Caav – Jaciara Mendes, Mônica Trindade e Tereza Morais – receberam da presidenta Dilma Rousseff a premiação.

Confira a Revista da 5ª Edição ODM, as 30 práticas de organizações sociais e prefeituras vencedoras.