Duas placas da Estação de Transbordo Herzem Gusmão, uma relativa à obra e outra em homenagem ao ex-prefeito, foram furtadas neste mês de maio. Ao tomar conhecimento do ocorrido, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), registrou Boletim de Ocorrência no Disep, no último dia 31, e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) fará uma nova notícia-crime solicitando urgência na averiguação por parte da Polícia Civil.

A Prefeitura repudia veementemente o ato de furto e de vandalismo contra o patrimônio público, e já solicitou o apoio também da Guarda Municipal para identificar os autores do furto. Além disso, já está providenciando novas placas para substituir as que foram furtadas.

O comandante da Guarda Municipal, Cristóvão Lemos, informou que já está analisando as imagens das câmeras de segurança da região. “Vamos intensificar as rondas da Guarda Municipal no local, além de colocar um monitoramento por vídeo na região. Não há como aceitar este tipo vandalismo e furto, estamos atentos e continuaremos as investigações dando suporte às forças de segurança pública”, afirmou Lemos.

É importante ressaltar que não está descartada a hipótese de depredação do patrimônio público, incluindo, o dano provocado por questões político-partidárias.

Estação de Transbordo

A Estação de Transbordo Herzem Gusmão entrou em funcionamento no dia 2 de junho de 2021, dia em que o prefeito Herzem Gusmão completaria 73 anos de idade, sendo, também, uma homenagem ao ex-gestor, que idealizou a obra e iniciou a sua construção. Por conta da pandemia da Covid-19, não houve ato de inauguração, mas a prefeita Sheila Lemos determinou que o espaço começasse a funcionar. “Como dizia o próprio Herzem, o que inaugura asfalto é carro, então o que inaugurou a estação foram os ônibus e o povo usando a obra”, falou a prefeita.

Estação entrou em funcionamento em 2021′

A revitalização do antigo terminal era um sonho do ex-prefeito, que pensou em algo moderno e confortável para atender os anseios da população. A Estação possui cobertura nos pontos de embarque e desembarque, proteção lateral, calçadas com acessibilidade e iluminação moderna. A área central é descoberta para a melhor circulação do ar, devido ao tráfego de veículos que liberam dióxido de carbono. Melhorias na pavimentação asfáltica, na rede de drenagem, paisagismo também foram feitas, além da construção de um calçadão em uma das vias adjacentes, enfatizando o conceito urbanístico de cidade para pessoas.

Nesse domingo (2), data em que Herzem completaria 76 anos de idade, o ex-prefeito foi homenageado pelo Governo Municipal com a entrega de um busto esculpido pelo artista plástico Vando Oliveira. O monumento está localizado na Avenida Lauro de Feitas, nas proximidades da Estação de Transbordo.