Vitória da Conquista é a primeira cidade da Bahia a implantar o projeto “Esporte Para Além das Fronteiras”, do Instituto Irmãos Nogueira, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Na manhã desta segunda-feira (25), foi dado início à primeira etapa do projeto voltado a alunos da rede municipal de ensino, com a presença dos idealizadores Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro, conquistenses internacionalmente conhecidos e respeitados pela carreira no MMA.

A cerimônia foi conduzida pela prefeita Sheila Lemos e aconteceu na quadra poliesportiva da Escola Municipal Lycia Pedral, no bairro Panorama, a primeira unidade da rede municipal de ensino a receber a ação. Serão 200 alunos participando do projeto, onde terão acesso a aulas gratuitas de artes marciais. Rodrigo Minotauro e Rogério Minotouro estavam presentes, além dos alunos da primeira turma e suas famílias.

Também participaram da cerimônia o pai de Rodrigo e Rogério, o empresário Hamilton Nogueira; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Luís Carlos Dudé; a ex-vice-prefeita e ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos; secretários municipais; o representante do Comando da Polícia Militar, tenente coronel Sílvio Berlinque.

“Nossa tratativa com os irmãos Nogueira começou em dezembro de 2021. Graças a Deus, é com muita alegria que estamos aqui, hoje, no início desse grande projeto, que vai aliar a educação ao esporte. Nós sabemos que, muito mais que formar atletas, o esporte vem ajudar a formar o cidadão de bem. Então, temos certeza que esse projeto será um sucesso”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

De acordo com Rogério Minotouro, o esporte tem o poder de levar para as crianças valores como disciplina, caráter, honestidade, respeito, autocontrole e modéstia.  “O contato com esses valores vão acrescentar muito nas decisões que essas crianças vão tomar, porque elas têm a oportunidade, independentemente de se tornarem campeãs no esporte, com certeza vão ser campeãs da vida. Então, a gente vê muito o poder do esporte, o poder determinante do olhar do mestre, o mestre olhar pra ele e fazer com que ele se sinta um campeão, se sinta valorizado, e aí ele vai mudar não só a atitude dentro da escola, dentro do tatame, mas dentro da sociedade”, disse o atleta.

Já Rodrigo Minotauro falou sobre a alegria em trazer o projeto para Vitória da Conquista, a terra natal dos irmãos. “Esse será o primeiro núcleo pra atender às escolas, e a gente tem intenção de implantar mais cinco núcleos junto com secretário Larry, pra atender as escolas diretamente. Eu sou filho de professor de educação física e sei o quanto o esporte precisa desse incentivo de esportistas, e a gente está fazendo isso pela nossa cidade. Sou feliz e grato pela parceria com a Prefeitura de Conquista, que esse seja o primeiro de muitos projetos na cidade”, contou.

Para o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, a iniciativa irá desenvolver a criatividade e a formação cidadã dos estudantes. “Para além da formação esportiva, proporciona uma formação disciplinar, ética, baseada em princípios e valores que dizem respeito à cidadania. Então, é um projeto inusitado em nosso município e temos certeza de que, com esse projeto, inauguramos um novo tempo no esporte dentro da Secretaria Municipal de Educação”, destacou.

Cleusa de Jesus Silva e o seu filho Carlos Daniel, de 9 anos, animados com o projeto

Mãe de um dos estudantes incluídos no projeto, Cleusa de Jesus Silva estava tão animada para o início do projeto quanto o filho, Carlos Daniel, de 9 anos. Ela filmava e tirava fotos dele com os colegas, exibindo as luvas novas de muay thai. “Achei muito bom, maravilhoso”, avaliou. “Pra desenvolver, porque ele é um menino muito tímido, não sai. Então isso aí eu acho que já vai ajudar ele na estima dele, a crescer”, completou Cleusa, que contou ainda que o filho já é aluno de judô na escolinha do Estádio Edvaldo Flores, também iniciativa da Prefeitura.

A prefeita Sheila Lemos e o secretário Edgard Larry foram presenteados com um quimono personalizado dos Irmãos Nogueira. Após a cerimônia, eles foram até a sede do projeto, próximo da escola. Lá, junto com os alunos, a prefeita acompanhou os comandos e orientações de Minotauro e Minotouro e arriscou alguns golpes de artes marciais.

Reforma na quadra

A cerimônia de lançamento do projeto também marcou a entrega da quadra poliesportiva após obra de reforma, realizada pela Smed em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. As melhorias incluíram troca das traves e do alambrado, pintura, reforma dos banheiros, melhorias na iluminação e limpeza e paisagismo da área externa.