Como forma de consolidar a articulação entre os diversos modais de transporte no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou, nesta sexta-feira (3), por meio do Decreto nº 23.517, a criação de uma comissão responsável pela elaboração e acompanhamento do Plano de Mobilidade Urbana (Planmob). A ação destaca o compromisso da administração municipal com o aprimoramento da mobilidade urbana.

Trânsito na rua Zeferino Correia

De acordo com o Decreto, o Planmob de Vitória da Conquista deverá estar em conformidade com as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU), que foi instituída em 2012. A PNMU é voltada para municípios com população superior a 20 mil habitantes e busca promover a integração e a compatibilidade dos sistemas de transporte com o respectivo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU).

A criação do Planmob é um passo importante para que o município possa desenvolver soluções que atendam às demandas dos cidadãos e melhorem a eficiência do transporte urbano, considerando as especificidades locais.

Composição da Comissão

A Comissão Executiva do Planmob será composta pela prefeita e pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, que trabalharão em conjunto com outras comissões. A Comissão Técnica será formada por servidores da Prefeitura, enquanto a Comissão de Acompanhamento contará com a participação de representantes do Ministério Público Estadual (MPE), da Defensoria Pública do Estado da Bahia, da Câmara de Vereadores, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação das Empresas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (Atuv).

Essa diversidade de representantes na comissão é fundamental para garantir que o plano reflita as necessidades e preocupações de diferentes setores da sociedade, promovendo um diálogo construtivo entre governo, empresas e cidadãos.