Desenvolvimento Social
Postado em 17 de maio de 2013 as 11:37:06
A abertura do I Seminário de Direitos Humanos, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Saúde, aconteceu na noite desta quinta-feira, 16. Ao longo dessa sexta-feira, 17, o seminário abordará temas relacionados ao dia 18 de maio, destacando o Dia da Luta Antimanicomial e o Dia Nacional de Combate e Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente.
O evento realizado no auditório do Polo
de Educação Permanente, teve início com a apresentação dos jovens do grupo do Centro de
Referência Especializada da Assistência Social para a população em situação de rua (Creas Pop) e contou com as presenças do prefeito municipal, Guilherme Menezes, do vereador Florisvaldo Bittencourt, do Juiz Titular da Vara da Infância e Adolescência, Juvino Henrique Brito, da promotora Guiomar Miranda, da representante do Conselho Tutelar, Sandra Cristina, da representante do Comdica, Lenira Figueiredo, do secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, e de Sara Barros, representando a secretaria de saúde.
Na oportunidade, o prefeito Guilherme Menezes destacou o compromisso da gestão municipal em assegurar direitos. “Para o nosso governo o respeito aos Direitos Humanos é sempre uma prioridade”, declarou.
A Promotora Guiomar Miranda enfatizou a necessidade de discutir Direitos Humanos”. A luta pela cidadania vem se travando e nós não podemos abandoná-la e nem esquecê-la”, ressaltou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Miguel Felício, o seminário fortalece a Rede de Assistência Social. “É importante momentos como esse que temos aqui para nos fortalecer para enfrentar no dia a dia as nossas lutas em defesa dos Direitos Humanos”, conclui.
A representante da secretaria de saúde destacou o protagonismo de Vitória da Conquista como referência no cuidado em saúde mental. “Chama atenção a iniciativa da organização do evento de ter unidos temas tão importantes e relevantes na defesa dos direitos humanos e em relação a saúde mental temos percebido a implantação de serviços importante ao longo dos últimos anos, visando a atenção integral dos cidadãos”, declarou Sarah Barros.
Após a mesa de abertura, o Ouvidor Nacional da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Dr. Bruno Renato Teixeira expôs sobre a política de Direitos Humanos do governo federal e comentou sobre a importância da data. “O 18 de maio é um dia comemorado no Brasil inteiro, um movimento oriundo dos movimentos sociais e da sociedade civil que proporcionaram esse dia de enfrentamento”, disse.