Fórum reúne membros do poder público municipal e da sociedade civil

O Fórum Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação e a Prefeitura de Vitória da Conquista, deu início, na noite dessa segunda-feira (19), à 7ª Conferência Municipal de Educação. A abertura do evento, realizada no auditório da Universidade Federal da Bahia (Ufba), contou com a presença de representantes do Poder Público e da sociedade civil interessados em debater o assunto.

Com o tema “A consolidação do Sistema Municipal de Educação (SME) e o Plano Municipal de Educação (PME): monitoramento, avaliação e proposição de políticas para garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”, o evento contou com a presença do presidente do Fórum Estadual de Educação, Március Gomes. “Essa conferência vem reafirmar direitos e deveres com relação ao controle social e à participação popular e aponta essa garantia através do Fórum e Conselho de Educação”, explicou Március.

Na oportunidade, a secretária municipal de Educação, Selma Oliveira, destacou a importância do trabalho conjunto no fortalecimento das políticas públicas ligadas à educação em Vitória da Conquista. “Quando observamos aqui várias instâncias percebemos que estamos avançando e avançando bem”. E completou: “tenho certeza que nesta conferência serão dadas valiosas contribuições por cada um dos presentes e que possamos cumprir esse papel tão importante que é o da valorização e democratização da educação”, declarou.

Discutir o PME é uma forma de trazer melhorias, afirmou coordenador-geral do Fórum

De acordo com o coordenador geral do Fórum Municipal de Educação, Pedro Emílio Passos, discutir o PME é uma forma de trazer melhorias para a educação em todos os níveis, já que o plano abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. “Acreditamos na transformação por meio da educação, por isso que poder público e entidades privadas estão reunidas para este debate e proposições de ações”, disse.

Presente na conferência, Elizete Maria de Jesus, diretora da Creche do Recanto das Águas, percebe o momento como mais uma oportunidade de reflexão sobre o tema. “Precisamos participar e fazer valer a nossa voz não só tratando dos avanços, mas falando também sobre os desafios e estratégias em busca de uma educação de qualidade”, declarou.

A 7ª Conferência Municipal de Educação segue nesta terça-feira (20), com debates nos grupos de trabalho, votação de propostas e eleição de delegados que defenderão essas propostas durante a etapa estadual, que acontecerá em Salvador.