A solução encontrada pela Prefeitura de Vitória da Conquista para resolver problemas específicos de acesso em diversos pontos do município tem sido construir pequenas pontes na Central de Equipamentos (Deserg), que são instaladas em vias, sobre córregos ou para facilitar a passagem onde existe uma barragem de água.

Essa alternativa mais barata, rápida e eficiente já foi aplicada para ajudar os moradores da região do Iguá a atravessarem de um lado a outro a barragem do Tesoureiro, onde as chuvas derrubaram o barramento antes usado como passagem. Isso foi em janeiro, em uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Rural e de Infraestrutura Urbana (Seinfra), por meio do Deserg.

No início deste mês, mais uma ponte foi implantada, para fazer a ligação dos dois lados da avenida principal do bairro Jardim Valéria, dando acesso ao Cras do bairro, por cima do canteiro central e do canal de escoamento pluvial. Antes, tinham que atravessar pelo contorno, que ficava muito distante.

A solução deu tão certo, que vai continuar a ser usada pelo Governo Para Pessoas, já que atende à demanda por acessibilidade e não leva muito tempo para instalar nem envolve grandes gastos. E a terceira ponte, instalada na quarta-feira (8), já está sendo usada por moradores do bairro Bruno Bacelar, nas proximidades do Sesc.

Os moradores do bairro aprovaram. “Foi essencial porque estava uma ponte de madeira, começou a deteriorar, ficando com buracos. Passava eleição e outra e ninguém conseguiu fazer. Eu trabalho o dia todo aqui e vejo a criançada que estuda no Sesc, eu via a hora de ter um acidente ali na ponte. Agora, vai aliviar, agora ficou bom, graças a Deus resolveu esse problema nosso aqui do bairro”, comemorou Pedro Paim, morador do bairro há 35 anos, que fabrica peças de alumínio no seu comércio próximo à ponte.

A babá Ingrid Amaral faz o trajeto da escola até em casa todos os dias para levar e buscar a filha Helena, de 5 anos. Ela estava acompanhada também da irmã Maria Eduarda, de 12 anos, e ficou surpresa quando passou pelo local e viu a nova passagem. “Eu achei muito bom, porque a outra ponte estava quebrada. Tinha o perigo de alguém cair, tem muita criança que passa da escola para cá. Eu mesma passo aqui todos os dias, antes tinha buraco, então, está aprovado demais”, disse. Após a etapa de instalação da passagem, essa via do bairro Bruno Bacelar vai receber sinalização nos próximos dias.

Antes

Depois

A rapidez e a economia se dão porque os equipamentos são feitos pelos servidores do Deserg, com materiais disponíveis no depósito da Central. “São intervenções específicas e de rápida resposta, utilizando recursos disponíveis. As pontes são fabricadas com materiais (vigas de ferro, tubos e placas metálicas) que já constavam em estoque e que direcionamos para atender essa determinação da prefeita”, explica Lucas Batista, coordenador do Deserg.

Tudo é feito no Deserg com materiais do depósito