A Prefeitura de Vitória da Conquista promove nesta quarta-feira (11), a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026. A partir de 19h, na Câmara de Vereadores, o Governo Municipal vai apresentar a ferramenta Escuta Ativa, que permite a participação da população nas discussões do PPA de forma virtual.

“A participação social é de fundamental importância para a boa estruturação de um PPA. E o Governo de Vitória da Conquista, um exemplo para a Bahia, inova ao apresentar de forma híbrida a possibilidade da participação da população. Para viabilizar a escuta vamos utilizar a plataforma Governando para as Pessoas, já conhecida por boa parte dos moradores de Vitória da Conquista, inclusive da Zona Rural”, explicou a secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira.

A partir de quinta-feira (12) até o dia 24 de junho, a plataforma estará disponível para a participação da comunidade. Além do instrumento virtual, haverá quatro audiências públicas presenciais para debater os seguintes eixos:
1. Conquista da Inclusão Social, Direitos e Cuidados;
2. Crescendo com Sustentabilidade;
3. Conquista – A Melhor Cidade para Viver e Empreender;
4. Conquista 4.0 – Gestão Digital, Integrada e Inovadora.

O eixo 1 será realizado na quinta (12), às 16h, na Escola Municipal Professora Helena Cristália Ferreira, situada na Rua Paulo Rocha, s/n Urbis VI. O segundo eixo será na sexta-feira (13), às 15h30, na Escola Municipal Milton Santos, localizada na  Avenida Brasília, s/n, Patagônia. O eixo 3 será às 16h da próxima segunda (16), na Escola Municipal Antônia Cavalcanti e Silva, que fica na Rua Alice Veloso, s/n, Cruzeiro. Já o último eixo acontece na terça-feira (17), também às 16h, no Centro Municipal de Educação Professor Paulo Freire (CAIC), na Avenida Amazonas, s/n, Urbis V, Alvorada.

“Não deixe de participar. Esse é o momento em que é escrita a principal lei de planejamento do município. É no plano plurianual que a gente vai mostrar a coerência daquilo que foi votado e aprovado pela população, através do plano de governo eleito no ano passado”, enfatiza a secretária Geanne.