Desenvolvimento Rural
Postado em 12 de novembro de 2014 as 11:00:28
Intervenções estão sendo feitas nos povoados de Gameleira e São Joaquim, a fim de evitar transtornos causados por águas da chuva
Estão em pleno andamento os sistemas de drenagem que a Prefeitura está construindo nos povoados de Gameleira e São Joaquim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Trata-se do atendimento às reivindicações das populações dessas localidades, por conta de serem dois pontos em que há intenso volume de água durante os períodos chuvosos, fato que costuma impedir a passagem de veículos.
Em ambos os sistemas, a intervenção se baseia na colocação de três grandes tubos de concreto, cada um com dez metros de extensão e formado por manilhas com 1,5 metro de diâmetro – formando, então, um espaço tubular com 4,5 metros de largura, espaço suficiente para permitir a passagem das águas pluviais sem que haja necessidade de interditar a estrada.
Na Gameleira, a cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano de Vitória da Conquista, a obra foi iniciada há pouco menos de um mês, e já se encontra bem adiantada. Um desvio foi providenciado pela Prefeitura, a fim de permitir a livre circulação de veículos enquanto a intervenção estiver sendo executada.
Seis quilômetros adiante, em São Joaquim, a obra foi iniciada poucos dias depois. Atualmente, estão sendo implantadas as manilhas. O sistema de drenagem será idêntico ao da Gameleira e terá a mesma utilidade: evitar transtornos e permitir um tráfego mais tranquilo pela estrada que leva ao distrito de Bate-Pé.