Posturas apreende animais que colocam em risco a vida de pedestres e motoristas

Nesta quarta-feira (8), no Curral Municipal, localizado às margens da BA-262, encontravam-se apreendidos 17 animais do tipo equinos, capturados nas ruas pela Prefeitura de Vitória da Conquista. Em média, o setor de Posturas da Secretaria de Serviços Públicos tem realizado a apreensão de 50 animais, por mês.

“Esse serviço de captura é essencial na nossa cidade. Temos muitas avenidas com grande movimento e rodovias com um fluxo intenso de veículos. Retirar esses animais das ruas é uma questão de segurança pública”, explica o secretário Luís Paulo Sousa.

Segundo ele, na maioria das vezes, a equipe de fiscalização encontra esses tipos de animais soltos em áreas verdes, praças e próximos das rodovias. “Mas ocorre em praticamente todos os bairros, tanto na periferia quanto na área mais central”, acrescenta. “Por isso, nossos servidores estão sempre atentos para evitar a ocorrência de acidentes graves”. 

A ronda para a captura desse tipo de animal é realizada todos os dias. Em algumas ocasiões, a fiscalização recebe o apoio da Polícia Militar e da Via Bahia.

Após a captura, os animais ficam no Curral Municipal

Depois de retirados das vias, os animais capturados são levados para o curral, ficando sob os cuidados da Prefeitura. Para resgatá-los, os proprietários devem se dirigir até lá para solicitar a soltura. Após isso, emite na Secretaria de Serviços Públicos a guia para pagamento de multa e diárias. Atualmente, a multa é de R$ 33,52 e R$ 20,88 a diária, por animal. Os animais que não forem retirados em um prazo de sete dias são doados a criadores cadastrados na Secretaria.

Para denunciar animais soltos nas ruas da cidade, a população deve ligar para o setor de Posturas: (77) 3420-7009.