Com o objetivo de fortalecer a atuação dos conselheiros tutelares no município, a Prefeitura de Vitória da Conquista está oferecendo um curso de informática básica para os profissionais. Dividido em duas turmas, em turnos opostos para facilitar a participação dos conselheiros, as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, com encerramento previsto para o dia 13 de setembro.

A coordenadora da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, Carla Mascarenhas, explicou que a capacitação vai contribuir na operacionalização do Sistema de Informação Para a Infância e Adolescência (Sipia), utilizado pelos conselheiros tutelares. “Essa capacitação é uma prioridade, pois contribui para o melhor desempenho dos profissionais que atuam na rede de proteção social. Medidas como essa reforçam o compromisso da Prefeitura em garantir o pleno desenvolvimento e proteção das crianças e adolescentes de Vitória da Conquista”, afirmou Carla.

A conselheira tutelar Leticia Prado está participando do curso nas turmas de segunda-feira e destacou como a capacitação tem melhorado a dinâmica do seu trabalho diário. “O curso tem sido incrível, pois ele me permite aprender coisas novas e aperfeiçoar conhecimentos que eu já possuía. Tenho certeza que vai melhorar as dinâmicas dentro do nosso trabalho, pois estamos implementando um sistema de informação da infância e adolescência, que necessita de alguns conhecimentos que aprendemos aqui”.

Já Gilmara dos Anjos atua como conselheira tutelar na zona rural. Para ela, o conhecimento em informática é imprescindível quando se busca uma atuação eficiente. “Muitas vezes achamos que já sabemos tudo de informática e o curso tem ensinado muitas coisas novas. Todo o nosso trabalho é conectado à internet, precisamos estar sempre nos capacitando. Fico feliz que a prefeitura tenha ofertado esse curso”, relatou a conselheira.